Você está em: Home » Notícias » SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA O PARLAMENTO JOVEM E PREMIA OS VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO

11/12/2015

A Câmara de Vereadores de Indaial realizou na última terça-feira, dia 8, sessão solene do Parlamento Jovem em homenagem aos dez anos do programa e para a entrega dos prêmios aos vencedores do primeiro concurso de redação da Câmara.

O Parlamento Jovem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 6, de autoria dos vereadores Denilson Duarte, Mario Withoeft e Rubens Ittner, e tem por objetivo promover a interação entre o Legislativo Municipal e a escola, além de ser um instrumento capaz de levar a democracia e a cidadania aos jovens do município.

De acordo com a diretora do Parlamento Jovem, Maria Helena Theiss, o programa chega ao seu décimo mandato contando com a participação de 22 escolas instaladas no município, divididas entre instituições públicas e particulares, estaduais e municipais, e a Escola Especial Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – incluída neste ano.

Para Denilson Lana, um dos autores do projeto que instituiu o Parlamento Jovem, o programa é um mecanismo responsável por formar cidadãos conscientes e disseminadores de bons exemplos.

– Ao assumir a presidência [da Câmara Municipal, em 2005], decidi que iria implantar um programa que trouxesse a participação dos jovens na política e os preparassem para o exercício da cidadania, para que no futuro fossem semeadores da participação popular e da consciência das suas responsabilidades, direitos e deveres na sociedade em que vivemos – explicou Denilson.

Concurso de Redação

Com o tema “Se eu fosse vereador”, a primeira edição do Concurso de Redação da Câmara de Indaial contou com 68 dissertações pré-selecionas, que foram corrigidas pelos escritores integrantes da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Indaial.

Os estudantes concorreram em duas categorias: ensino fundamental, contemplando os estudantes do 7°, 8° e 9° ano; e ensino médio, com alunos da 1ª, 2ª e 3ª série, das escolas públicas e particulares de Indaial.

Os autores das três melhores dissertações de cada categoria foram contemplados, pela ordem de classificação, com um notebook, um tablet e uma câmera fotográfica digital.

A escola dos alunos que conquistaram o 1° lugar também foram premiadas, recebendo uma coleção de livros para o acervo da biblioteca. Já os professores orientadores do 1° colocado em cada categoria ganharam um notebook.

Veja quem são os vencedores do concurso:

Categoria Ensino Fundamental

Professor Orientador: David Lemos Correia

Colégio Adventista de Indaial

Redações

A Câmara Municipal divulga, abaixo, as três redações vencedoras de cada categoria, conforme determina o decreto nº 01/2015, que institui o Concurso de Redação da Câmara de Indaial e trata de sua regulamentação e premiação.

Arquivos para Download