Você está em: Home » Notícias » INCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITO SÃO DEBATIDOS NO PARLAMENTO JOVEM

12/04/2017

INCLUSÃO SOCIAL E PRECONCEITO SÃO DEBATIDOS NO PARLAMENTO JOVEM

Na sessão do Parlamento Jovem do dia 5 de abril, a inclusão social e o preconceito foram alguns dos principais temas levantados pelos jovens políticos.

A expressão inclusão social, conforme explica a estudante Eduarda Macedo, é utilizada para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade, que não gozam de seus benefícios e direitos básicos, como saúde, educação, lazer, cultura, entre outros. Para ela, falar de inclusão social é “democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles”.

Já o assunto preconceito foi trazido pela vereadora jovem Jociane Eduarda Cardozo, da Escola Professora Úrsula Kroeger. A estudante apresenta uma fórmula simples e eficaz para eliminar o preconceito: o respeito. “Basta lembrar que a sua liberdade acaba quando a do outro começa. Por exemplo, você não precisa concordar com o que o outro fala, porém você não pode proibi-lo de dizer o que pensa”, ressalta.

Além desses temas, o Dia Mundial do Autismo e a democracia também entraram na pauta da sessão ordinária, apresentados, respectivamente, pelos alunos Aline Nilles Bieger e Yago Sinkere Martins.

Indicações

Cinco indicações foram apreciadas e aprovadas durante a última reunião do Parlamento Jovem. Confira as proposições:

Do Vereador Thiago Belegante Franzen: disponibilização de equipamentos esportivos para Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves, como mesa para de tênis de mesa, bolas de futebol, vôlei, entre outros.

Da Vereadora Luana Beatriz Masson: macadamização do prolongamento da rua Progresso entre o terreno da Escola de Ensino Fundamental Professor Florentino Vetter e Sociedade Progresso.

Da Vereadora Luana Beatriz Masson: roçada nas laterais da rua Lorenz até a entrada da rua Progresso.

Da Vereadora Luana Beatriz Masson: sugere envio urgente de uma equipe da Secretaria de Obras para analisar e encontrar uma solução para os problemas de enxurradas que ocorrem na Escola Florentino Vetter e em residências próximas.

Da Vereadora Luana Beatriz Masson: verificação de tubulação existente no prolongamento da rua Progresso entre o terreno da E.E.F. Professor Florentino Vetter e Sociedade Progresso.

A próxima reunião do Parlamento Jovem ocorre dia 19 de abril, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal.