Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 12/04/2017

Notícias

13/04/2017

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 12/04/2017

 

MATÉRIAS APRESENTADAS AO PLENÁRIO

 

REQUERIMENTOS

 

Do vereador Altair Brassiani: informações sobre o valor repassado nos anos de 2016 e 2017 pela CASAN ao município de Indaial, a fim de remunerar os serviços de reposição do pavimento em locais de intervenção de serviços de manutenção da CASAN; questiona se a CASAN tem repassado os valores referentes aos serviços executados pelo município na reposição dos pavimentos, desde julho de 2016; caso o repasse não tenha ocorrido, informar o motivo e se há algum cronograma para que este repasse aconteça. 

Do Vereador Diego Pandini: solicita informações sobre a rua Osvaldo Cruz, questionando se existe projeto de pavimentação da referida via; em caso positivo, se há recursos previstos para essa obra e sua origem; e se existe a  possibilidade de implantar, em relação ao fluxo viário, a Direita Livre, para quem está na rua Prefeito Frederico Hardt e queira adentrar a referida via.

Requer informações sobre a existência de local apropriado para destinação final de resíduos como galhos de árvores; se existe local apropriado para destinação final de resíduos como móveis, eletroeletrônicos e madeiras; em caso positivo, o órgão responsável pelo recolhimento e seu respectivo responsável, inclusive contato telefônico disponível para população; em caso negativo, se há alguma possibilidade de ser implantado o recolhimento e destinação final destes resíduos.

Do Vereador Fábio Fritz: solicita relatório contendo todos os custos de manutenção da rua Minas Gerias, nos anos de 2016 a 2017; pergunta se existe algum projeto a curto prazo para melhorar as condições de trafegabilidade da rua Minas Gerais; se o Departamento de Trânsito do Município tem conhecimento dos frequentes acidentes na rua Minas Gerais; e as medidas que serão adotadas para melhorar a segurança da rua.

Informações sobre a situação da ponte da rua Caçador, no bairro Rio Morto; e se existem projetos ou recursos destinados para reforma desta ponte, substituindo a madeira por galeria ou outro material mais resistente, com informações sobre o material. 

Questiona se a rua Santiago, no bairro Tapajós, está incluída no cronograma de obra de pavimentação; se há projeto ou emenda parlamentar para pavimentação desta; em caso positivo, a data prevista para início das obras.

Dos Vereadores Flávio Augusto Ferri Molinari e Alex Frotscher: requer informações sobre as providências e iniciativas que já foram tomadas para a devida manutenção do calçamento na rua Juliete Waldrich.

Dos Vereadores Ana Paula Reiter, Flávio Augusto Ferri Molinari e Valentim Blasius: solicita informações sobre a existência de estudos para retomar a pavimentação da segunda parte da rua São João Del Rey, no bairro Benedito; em caso negativo, requer que a rua seja incluída no sistema mutirão e que estudos sejam feitos para agilizar o processo.

Dos Vereadores Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antônio Carlos Fink, Cirineu Nazário Correa, Caroline Bertoldi, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Molinari, Jonas de Lima, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: informações sobre as providências e iniciativas que já foram tomadas para a implantação de um semáforo na junção entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e a rua Minas Gerais; e se existem processos de licitatórios, estudos ou inciativas quanto à implantação de redutores eletrônicos de velocidade em nosso município.

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: substituição de lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública da rua Lorenz, entre a Escola Professor Florentino Vetter e a Associação da Aderb; vistoria na rua Lorenz, em frente aos n°s 362 e 483. 

Da Vereadora Ana Paula Reiter: manutenção imediata do Parque Infantil instalado atrás do Pavilhão de Esporte Sérgio Luiz Petters.

Da Vereadora Caroline Laís Bertoldi: sugere que a partir do ano de 2017, em todas as obras de pavimentação das ruas de grande fluxo, realizadas com recursos federais, estaduais ou de financiamento, seja feita a cobrança de pelo menos 50% da obra dos proprietários.

Do Vereador Diego Pandini: manutenção das ruas Augusto Blaese e Josef Knoch; isenção ou diminuição do valor cobrado na utilização da piscina pública, por pessoas com idade superior a 60 anos; reparos no pavimento da rua Firmo Jose da Silva, n° 101. 

Do Vereador Fábio Fritz: estudos visando ao recapeamento asfáltico da rua Minas; revisão e manutenção na rede de iluminação pública de todos os bairros do município; limpeza e roçada nas laterais e nos canteiros centrais da rua Mal. Deodoro da Fonseca; substituição de todas as pontes de madeira do Warnow Alto e Warnow Pequeno, por galerias de concreto; estudos objetivando firmar convênio com a proprietária do Canil, senhora Ivone Simão, visando o fornecimento de rações, medicamentos e atendimento veterinário para os cães.

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: reparos na rua 1º de maio; manutenção da pavimentação na rua Buritis. 

Do Vereador Jonas Luiz de Lima: conserto da tampa do PV (poço de visita), localizado na rua Eng. Emílio Odebrecht, em frente ao n° 8. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: construção de um muro de contenção nos fundos do terreno da KB Bordados, com a rua São Judas Tadeu; conserto de uma boca de lobo em frente ao Supermercado Garcia, nº 4266, na rua Dr. Blumenau.

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): conserto na tubulação na rua Taió, em frente a Terraplanagem Andrade; conserto na pavimentação da rua 24 de Abril.

Do Vereador Valentim Blasius: inclusão da rua 4 de Outubro no cronograma de pavimentações pelo sistema de mutirão.

Dos Vereadores Jonas Luiz de Lima e Alex Frotscher: conserto de uma boca de lobo instalada na rua Dr. Blumenau, em frente ao n° 4.366; instalação de uma lixeira coletiva na rua Tifa Pausch, n° 2.930. 

 

Requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

PALAVRA LIVRE 

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Altair Brassiani, comunicando que que foi a Florianópolis, na Secretaria de Assistência Social, acompanhando o Prefeito André Moser e a secretária de Assistência Social do município, Katiuscia Simone Harbs, para reivindicar a construção de um CRAS no bairro das Nações. Informou que o secretário Valmin Comin se comprometeu em verificar a documentação que falta para esta obra. O vereador registrou que na oportunidade também foram ao Badesc, onde receberam a notícia de que recursos foram liberados para a conclusão da obra de pavimentação da rua Aldo Pereira de Andrade. Altair destacou que todos os vereadores, assim como o Poder Executivo, estavam reivindicando pela obra na rua citada. 

 

Vereadora Ana Paula Reiter lembrou que amanhã, dia 13, às 11h, no gabinete do prefeito André Moser, ocorre a reunião para tratar do assunto Centro de Convivência da Terceira Idade e CRAS. Requereu envio de ofício, em nome de todos os vereadores, parabenizando o CRAD (Centro de Reabilitação Álcool e Drogas) pelo evento realizado no Parque Ribeirão das Pedras no último domingo, dia 9, e pelo excelente trabalho que realizam na comunidade.

 

Vereador Osvaldo Metzner também parabenizou o CRAD pela organização do evento. Colocou a Câmara de Indaial à disposição do CRAD para elaboração de projeto a fim de declarar o Centro como de utilidade pública, enaltecendo o trabalho que realiza pela comunidade.

 

Flávio Molinari fez comentários acerca da lista divulgada pela imprensa na terça-feira, dia 11, contendo a relação de políticos alvos de inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, suspeitos de envolvimento com a empreiteira Odebrecht. O vereador realizou a leitura de uma nota pública sobre a situação, citando o nome do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes. Destacou que pelo pouco que conhece o político prefere lhe conceder a presunção de inocência até que provem o contrário, acreditando que somente a investigação poderá confirmar as suspeitas. Mencionou ainda os nomes de outros políticos catarinenses citados na lista, ressaltando que espera que a justiça seja feita após a realização dos inquéritos. 

 

Caroline Bertoldi registrou sua presença no último sábado, dia 8, da festa de Rei e Rainha realizada na Sociedade Progresso, no Encano, parabenizando a presidência pela organização da festa. Mencionou que na segunda-feira, dia 10, foram completados 100 dias de mandato, destacando alguns de seus trabalhos, como o projeto que institui a semana “Todos contra a pedofilia”, e o projeto feito em conjunto com a vereadora Ana Paula, que trata da semana municipal da Transparência e Combate à Corrupção. Por fim, solicitou envio de ofício parabenizando o grupo de patinação de Indaial, que obteve ótimos resultados em um campeonato catarinense ocorrido em Brusque. 

 

Fábio Fritz também teceu comentários em ralação à lista de políticos que serão investigados a partir das delações da Odebrecht, lamentando que políticos de Blumenau tenham sido citados. Pediu envio de moção apoiando o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, e o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da operação, pelo trabalho que vem sendo realizado. Sugeriu que o prefeito André Moser se afaste do prefeito de Blumenau durante o andamento das investigações. Falou de indicação de sua autoria solicitando realização de convênio entre Poder Executivo e a senhora Ivone Simão, para o fornecimento de medicamentos, rações e atendimento veterinário aos cães cuidados por ela. 

 

Vereador Altair Brassiani, em aparte, destacou que a senhora Ivone realiza um excelente trabalho com os animais, mas que é preciso o registro da Ong, pois só assim o governo municipal poderá fazer o repasse de recursos. 

 

Vereador Fábio Fritz, finalizando, pediu apoio de todos os vereadores a fim de que a senhora Ivone obtenha a legalização de sua Ong e o auxílio do Poder Executivo. Desejou uma feliz Páscoa a todos.  

 

Jonas de Lima agradeceu o vereador Pelé pelas informações fornecidas sobre a pavimentação da rua Aldo Pereira de Andrade, uma reivindicação antiga dos vereadores. Ressaltou que ontem, dia 11, visitou o gabinete do deputado Milton Hobus, para pedir apoio ao deputado acerca das ações do sistema de abastecimento de água no município de Indaial. O vereador citou algumas solicitações necessárias, como a construção de reservatório com capacidade de dois milhões de litros para a rua Camboriú, pedindo que o deputado intervenha junto à Casan para a liberação dos recursos. O vereador alerta que nos próximos anos, caso não haja este investimento, algumas regiões de Indaial sofrerão com maiores períodos sem abastecimento de água. Citou ainda outras reivindicações necessárias para a rede de abastecimento da cidade.    

 

Vereador Antônio Carlos Fink, em aparte, disse que estão sendo reivindicadas ainda para este ano uma Estação de Tratamento de Água compacta, a construção de reservatório na rua Camboriú, na rua Dr. Blumenau, entre outras solicitações.  

 

Vereador Jonas, prosseguindo, disse que estas demandas foram levadas ao deputado e que ele se comprometeu em apoiar Indaial, buscando estas melhorias na Casan, visando resolver a falta de água em algumas regiões do município. Por fim, desejou uma feliz Páscoa a todos. 

 

Valentim Blasius também fez comentários em relação à rua Aldo Pereira de Andrade, manifestando sua alegria com a notícia da continuidade da obra. Citou indicação de sua autoria, apresentada no dia 14 de março, sugerindo que o material retirado do desassoreamento de ribeirões seja armazenado em depósito para uso posterior de diversas secretarias, inclusive como base para os mutirões de pavimentação, diminuindo os valores cobrados dos morados.  

 

Jonas de Lima, em aparte, parabenizou o vereador Valentim pela sugestão, porém lembrou que existem alguns questionamentos em relação às normas técnicas e legislação, pois em algumas regiões pode haver fator de contaminação nas áreas de ribeirão. No entanto, concorda sobre a economia que será feita pelo município com a utilização deste material, e espera que a sugestão do vereador Valentim possa ser atendida. Por fim, disse que o Poder Executivo já sinalizou que lutará pela realização de desassoreamento em algumas regiões, como o Encano do Norte e Estrada das Areais. 

 

Vereador Valentim, concluindo, disse que região do Encano do Norte depende da limpeza nos ribeirões para que as enxurradas não levantem o nível da água, atingindo as residências. O vereador desejou uma feliz e abençoada Páscoa a todos.

 

Caroline Bertoldi, em aparte, solicitou envio de ofício parabenizando o grupo de tênis de mesa, que participou no último fim de semana de campeonato em São Bento do Sul. 

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando a todos para a próxima reunião, dia 17 de abril, segunda-feira, às 18h30.     

 

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 79458
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais