Você está em: Home » Notícias » COMBATE AO CARAMUJO AFRICANO É ABORDADO NA TRIBUNA

Notícias


25/05/2017

COMBATE AO CARAMUJO AFRICANO É ABORDADO NA TRIBUNA

 

O caramujo africano, além de ser uma praga agrícola, é hospedeiro de parasitas causadores de um tipo de meningite e de peritonite. Para esclarecer a população sobre o assunto, a secretária de Saúde, Adriane Ferrari, e a técnica da Vigilância Sanitária, Luci Marques, usaram a Tribuna na sessão ordinária de quinta-feira, dia 25.

Segundo Luci Marques, o caramujo africano foi introduzido no Brasil no final da década de 80, com o objetivo de substituir o escargot, uma iguaria da culinária francesa. No entanto, o molusco não foi aceito no mercado consumidor brasileiro e se tornou uma praga para e agricultura e o meio ambiente. 

“Eles causam problemas ambientais, uma vez que competem por espaço e alimento com caramujos nativos, podendo acarretar sérios danos à fauna nativa, além de outros desequilíbrios ecológicos”, aponta Luci.

Este tipo de caramujo também é hospedeiro de parasitas, que são transmitidas por meio do muco que o molusco produz ao se locomover. Como é hermafrodita (não precisa de parceiro), o caramujo africano se reproduz rapidamente, podendo colocar cerca de 200 ovos por vez. 

 

Orientações

 

Para a técnica da Vigilância Sanitária, uma forma de evitar a proliferação do molusco é manter os terrenos limpos, sem sobras de construção ou excesso de plantas. 

Caso haja infestação do caramujo africano, é preciso recolher os moluscos manualmente, sempre utilizando luvas descartáveis, e enterrá-los em uma cova profunda, usando cal virgem no fundo da vala. Outra opção é queimar estes caramujos em um latão e enterrar os cascos. 

Uma dica importante é não jogar sal nos caramujos, pois contribui para a salinização do solo, deixando-o infértil. Venenos ou moluscicidas também não devem ser usados, uma vez que podem contaminar outros animais e até mesmo humanos.  

 

 



Mais Imagens

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 79457
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais