Você está em: Home » Notícias » CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO GANHA ESPAÇO NA TRIBUNA

Notícias


18/08/2017

CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO GANHA ESPAÇO NA TRIBUNA

 

Na sessão desta quinta-feira (17), o chefe do Cartório Eleitoral de Indaial, João Sagaz Neto, utilizou o espaço da Tribuna para falar sobre o cadastramento biométrico no município. 

Segundo ele, a biometria na Justiça Eleitoral oferece mais credibilidade para todo o processo eleitoral. “É uma forma a mais de garantir a segurança desse processo, de impedir que uma pessoa tente votar no lugar de outra.” 

Neto esclarece que a implantação da biometria ocorre de duas formas. A primeira é chamada de revisão eleitoral, quando os eleitores de determinado município possuem um prazo para procurar o cartório eleitoral e fazer o cadastramento. Neste caso, o eleitor que perder o prazo de cadastramento tem seu título de eleitor cancelado.  

A outra forma é por meio do procedimento ordinário, que está sendo realizado atualmente em Indaial. Nesta situação, os eleitores se antecipam e fazem o cadastro antes de a Justiça Eleitoral fixar um prazo. “A nossa intenção é justamente evitar maiores transtornos para todos. Só em Indaial são 43 mil eleitores, mas a nossa zona eleitoral também é composta por Apiúna, Ascurra e Rodeio, totalizando quase 67 mil eleitores”, aponta o gerente. 

Para realizar o cadastramento biométrico, os eleitores devem comparecer ao Cartório Eleitoral com documento oficial com foto, comprovante de endereço recente, título de eleitor (para os que já possuem) e certificado de alistamento militar (para homens com 18 anos ou mais que forem tirar a primeira via do título). Também é possível fazer o agendamento para o cadastro pela Internet, por meio do site www.tre-sc.jus.br, evitando filas no Cartório Eleitoral.  

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 79457
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais