Você está em: Home » Notícias » CAMPANHA AGOSTO LARANJA GANHA ESPAÇO NO PARLAMENTO JOVEM

Notícias


31/08/2017

CAMPANHA AGOSTO LARANJA GANHA ESPAÇO NO PARLAMENTO JOVEM

 

O Agosto Laranja, movimento dedicado a ações de conscientização e prevenção às deficiências, foi tema de destaque na reunião do Parlamento desta quarta-feira (30). Na sessão, a assistente social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Angel Pawlack, apresentou a campanha e as ações realizadas durante o Agosto Laranja.

De acordo com a assistente social, o principal objetivo da campanha é reduzir os elevados índices de deficiência por meio da prevenção. Entre as ações realizadas durante o Agosto Laranja, Angel destacou a apresentação de palestras, que informam a comunidade sobre as deficiências e as atitudes para evitá-las ou minimizá-las. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 70% das pessoas que nascem com deficiência não precisariam ter nascido nesta condição”, apontou.

O planejamento da gestação, o acompanhamento pré-natal adequado; a realização de exames essenciais durante a gravidez; o acompanhamento médico após o nascimento do bebê e a precaução com acidentes domésticos são algumas das ações abordadas pela assistente social para a prevenção das deficiências.   

O vereador jovem Davi Fausto da Silva também discorreu sobre o assunto na Tribuna. Ele lembrou que o Agosto Laranja foi instituído no calendário municipal de eventos por meio da Lei Ordinária nº 5327/2016, de iniciativa da ex-vereadora jovem e aluna da Apae de Indaial, Jussara Bernardo. 

 

Discursos

 

Outros assuntos também foram discutidos durante a sessão do Parlamento Jovem. A estudante Myllena Yohanna dos Santos discorreu sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto. Ela citou dados da Organização Mundial de Saúde, destacando que o tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta. 

Já o aluno João Vitor Campestrini fez uma homenagem ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto. Para o vereador jovem, o estudo não traz apenas benefícios financeiros, mas realização pessoal e possibilidades de atuar de forma mais efetiva na sociedade. 

Por fim, a presidenta de Mesa Diretora, Johanna Giovanella, falou sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais. 

– Os portadores de necessidades especiais, levando em conta suas limitações, têm direito à oferta de educação especial gratuita, ao atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave, à inserção no mercado de trabalho nos setores público e privado, e à facilidade de acesso em edificações e vias públicas – ressaltou a estudante.

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 79458
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais