Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 11/09/2017

Notícias

12/09/2017

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 11/09/2017

 

TRIBUNA

 

1ª inscrição

Juliane Vogel e Adalberto Lorenz, da Comunidade Bairro Encano Central, utilizaram o espaço na Tribuna para abordar a atual situação da Escola Encano Central. 

Juliane explicou que, após debates sobre o possível fechamento da Escola Encano Central, o prefeito André Moser decidiu pelo fechamento das turmas do 4º e 5º ano do educandário. A comunidade, no entanto, também é contra esta deliberação do Poder Executivo, pois contribui para a diminuição considerável no número de alunos e, consequentemente, para um novo pedido de fechamento da escola. 

Ainda segundo Juliane, investir na educação, com a contratação de um professor será mais vantajoso que transferir estes alunos para outras escolas, pois haverá gastos para a disponibilização de transporte escolar. 

Finalizando, Adalberto Lorenz explanou sobre a importância da Escola Encano Central para aquela comunidade, que tanto se dedica para que o educandário se desenvolva da melhor forma possível. 

 

2ª inscrição

Fernando Tomaselli, diretor do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e Sandra Regina Batista, gestora de serviços ambientais do Consórcio, fizeram uso da Tribuna, a convite do presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, para explanar sobre assuntos relacionados ao CIMVI.

Segundo Fernando Tomaselli, hoje o Consórcio oferece os serviços de Gestão de Resíduos Sólidos, Circuito Vale Europeu Catarinense de Turismo, e recentemente o Licenciamento Ambiental, que antes era de competência da Fatma (Fundação do Meio Ambiente).

Com a descentralização do Licenciamento Ambiental, conforme destacou Sandra Batista, haverá uma série de benefícios aos municípios consorciados, como a otimização do uso dos recursos públicos; a agilidade no processo de Licenciamento Ambiental; o fortalecimento da política ambiental municipal; a permanência dos recursos no município; entre outros. 

Por fim, a gestora apresentou a relação de serviços que o Consórcio vai licenciar, tais como: extração de minerais; atividades agropecuárias; aquicultura; indústrias de diversas áreas; construção civil; comércio varejista; transportes e terminais; serviços de infraestrutura etc. 

 

MATÉRIAS APRESENTADAS AO PLENÁRIO

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 105/2017, o qual autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, e dá outras providências.

Projeto de Lei Ordinária nº 106/2017, que autoriza anulação e suplementação no orçamento anual do Município de Indaial.

Projeto de Lei Ordinária nº 107/2017, o qual autoriza anulação e suplementação de crédito adicional especial no orçamento anual do Município de Indaial.

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado Pedido de Vistas, formulado pelo vereador Sedenir Caetano (Bagaio), ao Projeto de Lei Ordinária nº 84/2017, do Executivo, que institui os programas bolsa-atleta municipal e bolsa-técnico municipal e dá outras providências. O projeto retorna à pauta para apreciação em 2ª votação na próxima sessão, dia 18.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 89/2017, do Executivo, o qual dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 93/2017, do Executivo, que autoriza anulação e suplementação no Orçamento Anual do Fundo Municipal de Saúde.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 94/2017, da vereadora Caroline Laís Bertoldi, que cria o “Dia do Autista” no âmbito do município de Indaial e dá outras providências.

Aprovado em 1ª votação do Projeto de Lei Ordinária nº 80/2017, do Executivo, que altera dispositivo da Lei n° 3.514, de 2006, que trata do serviço da patrulha mecanizada e serviços de inseminação da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Projeto aprovado com emenda.

 

MOÇÕES


Do Vereador Fábio Fritz: requer envio de Moção de Congratulações ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial pela passagem dos 18 anos de fundação da corporação, comemorada no mês de agosto. 

Dos Vereadores Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antônio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Caroline Laís Bertoldi, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Molinari, Jonas Lima, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: solicitam envio de Moção de Apelo ao senhor Prefeito solicitando que disponibilize mais um professor para a Escola Encano Central, visando a manutenção das turmas do 4° e 5 ° ano.

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: solicita relação dos nomes dos servidores que compõem a Secretaria de Planejamento e Habitação, informando ainda suas atribuições, e o tipo de cargo que exercem: se comissionado, efetivo, ou efetivo com função gratificada. Requer os nomes dos servidores que atuaram ou acompanharam a elaboração do Plano Diretor e os que atualmente são responsáveis pelo acompanhamento na elaboração das leis que compõem o Plano Diretor; pergunta se a empresa responsável elaboração do Plano Diretor já foi dispensada ou se existe alguma pendência referente ao trabalho realizado; e se a Secretaria tem conhecimento e ou fez uma revisão das Leis referentes ao plano Diretor que será votado na Câmara de Vereadores, com  informações sobre as retificações ou sugestões feitas pela Secretaria.

Do Vereador Fábio Fritz: requer envio de ofício convocando o secretário de Planejamento e Habitação, Isold Thurow, se possível acompanhado do responsável pelas obras de pavimentação nas ruas Augusto Maass, e Santa Luzia, para comparecerem em reunião ordinária desta Casa, a fim de prestarem esclarecimentos sobre o atraso no cronograma das obras.

Do Vereador Valentim Blasius: solicita informações sobre a data de reinício das obras de macadamização pelo programa Bairro a Bairro, nos bairros Encano do Norte e Mulde, questionando quais são as jazidas com material de boa qualidade e suas localizações; e a data da liberação pelos órgãos ambientais das referidas jazidas.

Dos Vereadores Valentim Blasius e Ana Paula Reiter: Perguntam, ao senhor Prefeito e à Secretaria de Planejamento e Habitação, se existe a possibilidade de alterar a sistemática, flexibilizando que investimentos, especialmente familiares, possam ter seus projetos aprovados, mesmo se o terreno não estiver em nome do investidor; e os procedimentos a serem adotados neste caso em especial. 

Dos Vereadores Valentim Blasius, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antônio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Caroline Laís Bertoldi, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Molinari, Jonas Lima, Osvaldo Metzner e Sedenir Caetano: solicitam informações sobre os motivos para redução do número de alunos na Escola Encano Central; qual a procedência dos recursos investidos naquele educandário; qual o valor previsto para otimizar o transporte escolar dos alunos que serão transferidos da escola e se este transporte atenderá exclusivamente estes estudantes, e, se há alguma possibilidade de a escolar continuar atendendo alunos até o 5º ano.

Do Vereador Diego Pandini: pergunta ao senhor prefeito se os estudantes residentes na Tifa Pausch não serão atendidos com transporte escolar.  

 

INDICAÇÕES

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: construção de uma cerca ou outro meio de segurança no lado direito da Unidade de Educação Infantil Curumim; colocação de placa de “Rua sem saída” na entrada da rua Anselmo Vanelli.

Do Vereador Fábio Fritz: asfaltamento do trecho não pavimentado da rua Marechal Floriano Peixoto; conserto da tubulação de captação de águas pluviais e instalação de boca de lobo na rua Carlos Rüdiger, próximo ao nº 343; instalação de praça recreativa, com academia ao ar livre, que contemple os bairros Encano Alto, Encano Central e Polaquia; alargamento da rua Maria Valcanaia; sugere que o grupo Harpyas do Vale seja convidado a participar do próximo encontro de motos do município; sugere que o quartel da Estação 2 dos Bombeiros, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, receba o nome de “Josimar Vailati”; disponibilização de transporte coletivo, no mínimo duas vezes por semana, sentido Ilse, após a ponte coberta.

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: patrolamento e macadamização no Beco São Geremias; vistoria e substituição de lâmpada na rede de iluminação pública da rua Marechal Deodoro da Fonseca, 5419.

Do Vereador Osvaldo Metzner: patrolamento e macadamização na rua Londrina; tranferência dos abrigos de passageiros instalados na rua Londrina para a rua Ponta Grossa. 

Do Vereador Valentim Blasius: sugere que a ponte a ser construída, ligando a rua Bagé à rua Melvin Jones, seja edificada nos fundos da Empresa Havan; irrigação na rua Paranavaí, principalmente defronte à Padaria Ponto Fina; instalação de três conjuntos completos de luminárias na rede de iluminação pública no final da rua Maringá, defronte aos números 994, 1034 e 1044; substituição de lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública das ruas Maringá, Toledo, Londrina, Ponta Grossa e Paranavaí; poda de árvores na rua Bagé, defronte nº 2970.

Dos Vereadores Valentim Blasius e Sedenir Caetano (Bagaio): revisão da Lei Complementar 186/2017, que dispõe sobre a definição dos limites do perímetro Urbano da Sede do Município de Indaial, projeto provado pela Câmara de Vereadores em maio de 2017. 

 

Moções, requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

Não havendo mais matérias na pauta, o presidente da Mesa Diretora, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 18, às 18h30.

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 79458
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais