Câmara Municipal de Indaial - Principal

Câmara Municipal de Indaial

Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 05/04/2018

Notícias

09/04/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 05/04/2018

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Complementar nº 1/2018, que altera a Lei Complementar nº 105/2010, a qual dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Indaial.

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

PROJETO DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 12/2018, do Executivo, que autoriza anulação e suplementação de crédito adicional especial no orçamento anual do município de Indaial.

 

MOÇÃO

 

Dos Vereadores Osvaldo Metzner, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antonio Carlos Fink, Caroline Laís Bertoldi, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Augusto Ferri Molinari, José Klock, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: requerem envio de Moção de Congratulações ao Juiz da 13ª Vara Federal, Sérgio Moro, considerando os relevantes serviços prestados nos processos que englobam a operação Lava-Jato e demais processos relacionados a investigações de casos de corrupção envolvendo empresários e políticos. 

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: questiona se a Administração tem conhecimento de acordo firmado com a proprietária do terreno localizado no n° 29 do Beco Morretes, onde foram iniciados os trabalhos de tubulação, sem que houvesse conclusão; se há previsão para o término das obras iniciadas pela prefeitura neste terreno.   

Do Vereador Diego Pandini: solicita envio de ofício ao Secretário de Planejamento requerendo resposta do requerimento 12/2018, que pede informações acerca da rua Marechal Floriano Peixoto, trecho entre as ruas João José Jaques e Kurt Ladevig.

Dos Vereadores Diego Pandini, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antonio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Caroline Laís Bertoldi, Fábio Fritz, Flávio Augusto Ferri Molinari, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: perguntam se existe interesse do município em ampliar a coleta de material reciclável, principalmente nos bairros João Paulo II e Benedito; e se há previsão para início da coleta.

Do Vereador Fábio Fritz: solicita informações sobre o projeto JEEP (Jovem Empreendedor), realizado em parceria com o Sebrae e Prefeitura de Indaial, questionando o custo total do projeto para a prefeitura; se o contrato com o Sebrae foi feito por número de escolas ou por número de alunos; o valor pago por escola ou por aluno; se houve licitação para o contrato do JEEP; e se o projeto foi uma decisão do Executivo ou da Secretaria de Educação. 

Requer ainda a prestação de contas da FIMI de 2018, incluindo cópias de documentos, como as licitações realizadas para o evento, empenhos emitidos, contratos de prestação de serviços.

Do Vereador Valentim Blasius: solicita informações sobre a existência ou não de projeto para solucionar o problema com saneamento e águas pluviais nas ruas Santa Lurdes e beco São Gabriel, no bairro João Paulo II.

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: fechamento de buraco na rua Reinhold Schroeder e colocação de braços e lâmpadas, na rede de iluminação pública da mesma via; substituição de lâmpadas queimadas e instalação de luminárias completas em determinados pontos da rua Lorenz; estudos para sanar o problema de alagamentos na rua Otto Gramkow; alternativas para a eliminação de caramujos, encontrados com frequência nos imóveis e na área verde da rua Otto Gramkow. 

Do Vereador Altair Brassiani: reparos no calçamento da rua Lontras; substituição de lâmpada queimada na rede de iluminação pública da rua Lorenz; reparos na pavimentação das ruas 7 de Setembro e Rodeio.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: desobstrução de boca de lobo, limpeza e reparos na rua São João Del Rei; patrolamento e macadamização da rua Arnold Alfarth.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: manutenção na saída da rua Erechim.

Da Vereadora Caroline Laís Bertoldi: reparos na entrada e saída do pátio de estacionamento do SAIS, na rua Leoberto Leal.

Do Vereador Diego Pandini: patrolamento e macadamização da rua Firmo José da Silva; substituição de lâmpadas queimadas e manutenção da rede de iluminação pública do Loteamento Cipriani; elevação da pista da rua Uberaba; contenção de encostas na rua Mal. Deodoro da Fonseca, sentido “Ilse”; manutenção/patrolamento das localidades Hilda Elias, Tifa Gutz, Morro do Barrão Direito, Morro do Barrão Esquerdo, Adolfo Molinari e Antonio Dickmann; implantação de redutor de velocidade na rua Caracas.

Do Vereador Fábio Fritz: estudos para sanar os alagamentos na rua Santa Lurdes e no beco São Gabriel, assim como ao lado do n° 4375, defronte à Igreja, no bairro Encano Baixo; reparos na pavimentação da rua 12 de Agosto; repasse de recursos financeiros, no ano de 2018, para a manutenção da Orquestra Municipal Werner Pabst; limpeza, patrolamento e alargamento das ruas Caçador, Olavo Bilac, Renato Zoschke e Castro Alves; revisão no sistema de iluminação pública da rua Guaramirim; limpeza no estacionamento da Escola Professora Maria Helena Trentini Machado; patrolamento e limpeza na rua Alfredo Manoel da Cruz; substituição de lâmpada queimada na rua Olavo Bilac.

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: roçada na rua Arthur Hoeschl; pintura de faixa amarela na esquina da rua Victor Konder com a rua Dr. Blumenau; nivelamento/levantamento na rua Arthur Zarling; substituição de lâmpadas queimadas nas ruas Sete Lagoas, Portugal, Buenos Aires e Formosa.

Do Vereador José Klock: limpeza / roçada nas ruas 11 de Junho, 15 de Novembro, 7 de Setembro, 31 de Março, e 25 de Janeiro; reparos na pavimentação da rua Amazonas e 21 de Março; instalação de placas de identificação na rua 25 de Janeiro. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: reparos na rede de iluminação pública da rua Marechal Deodoro da Fonseca; reparos na rua Vila Nova; cessão de mão de obra para construção de um abrigo de táxi nas proximidades da Cooper Nações. 

Do Vereador Valentim Blasius: instalação de tubulação para captar a água proveniente de uma nascente na rua Palotina. 

Dos Vereadores Flávio Molinari e Ana Paula Reiter: patrolamento e macadamização da rua Sete Lagoas.

Dos Vereadores Flávio Molinari e Diego Pandini: realização de vistoria e fiscalização na empresa localizada na rua Bagé, nº 1891. 

Dos Vereadores Osvaldo Metzner e Diego Pandini: construção de boca de lobo nas proximidades do número 3162 da rua Dr. Blumenau. 

Dos Vereadores Valentim Blasius e Ana Paula Reiter: macadamização e patrolamento na rua Maringá. 

 

Moção, requerimento e indicações aprovados pelo Plenário.

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Altair Brassiani, pedindo oficio à Defesa Civil e à Secretaria de Obras do município solicitando reforma, com urgência, da ponte pênsil instalada no bairro Encano Alto, em frente à Igreja São Luiz, justificando que há risco de acidentes no local. Apoiou a indicação do vereador Alex Frotscher, que reivindica solução para os problemas de alagamentos na rua Otto Gramkow. Pelé esclareceu que, no ano de 2010, foram adquiridos tubos de maior diâmetro para instalação naquela via, porém, o serviço não foi executado, lamentando o fato. Reivindicou novamente a criação da Secretaria de Defesa Civil. 

 

Antonio Carlos Fink comunicou que a Administração Municipal assumiu, com recursos próprios, a recuperação da rua Minas Gerais, ressaltando que o processo licitatório já foi concluído. Destacou que o bairro Encano do Norte deverá ter várias ruas pavimentadas neste e no próximo ano, mencionando as ruas Toledo, Maringá, Londrina, Palotina, Soledade, parte da rua Bagé, Alegrete, além de trecho na rua Uberaba, no bairro Mulde e rua São Vicente, no bairro João Paulo II. Falou ainda da instalação da rede coletora de esgoto, citando algumas vias do município onde as obras deverão iniciar, e de teste que deverá ser efetuado nos próximos dias para comprovar o funcionamento da rede existente, esclarecendo que este procedimento é complexo, porém necessário. Finalizando, parabenizou o prefeito André e sua esposa, Elaine, pelo nascimento do filho, desejando à família muita saúde. 

 

Aurora Antunes Coelho exibiu imagens de algumas ruas do bairro Encano do Norte, destacando os problemas de infraestrutura naquelas vias, citando as ruas Cruz Alta, Erechim, Alegrete e Bagé. Manifestou sua satisfação com a informação de que diversas ruas do bairro serão pavimentadas, todavia, pediu à Secretaria de Obras que designe equipe para manutenção, com urgência, das ruas mencionadas e também em outras naquele bairro. Pediu ainda que a Procuradoria do Município não permita que a empresa que vem executando as obras de pavimentação das ruas Augusto Maass e Santa Luzia realize outras obras em Indaial, mencionando os inúmeros problemas nestas ruas. Externou pesar pelo falecimento da mãe do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Indaial, senhor Ivo Schneider. Finalizando, Aurora lamentou a decisão do STF sobre a votação do habeas corpus do ex-presidente Lula, alegando que os direitos de todos os cidadãos foram violados.

 

Vereador Diego Pandini, pediu que o Poder Executivo realize a macadamização da Rua Firmo José da Silva, justificando que há muito a comunidade reivindica o serviço. Comentou sobre outras indicações de sua autoria, destacando a necessidade da realização de serviços essenciais para a população, como patrolamento, irrigação de vias, coleta de lixo, manutenção de bueiros e bocas de lobo, ressaltando que obras com custo mais elevado, como pavimentação de vias, são necessárias, porém, os serviços de manutenção são essenciais e menos onerosos. Sugeriu também que na rua Uberaba, nos trechos que sofrem alagamentos, seja elevado o leito da rua, solucionando definitivamente o problema. Por fim, pediu ao departamento de Trânsito que estude a possibilidade de instalar uma lombada física na rua Caracas. 

 

Fink, em aparte, esclareceu que o Executivo tem um projeto para alteração significativa do sistema de iluminação pública do município. Discordou da vereadora Aurora quanto a decisão do STF, alegando que a justiça é para todos, independentemente de quem seja ou a qual partido esteja filiado.  

 

Fabio Fritz, comentou sobre participação sua e do vereador Valentim na reunião do CONDRI, agradecendo o convite e comprometendo-se em continuar auxiliando os agricultores do município. Pediu envio de ofício à Celesc para que divulgue amplamente quando realizados serviços de manutenção na rede, mencionando reclamação de empresários da Rua Minas Gerais. Solicitou à Secretaria de Obras reparos na pavimentação da rua Dr. Blumenau, em frente ao n° 3720, além do patrolamento e roçada nas ruas dos bairros mais distantes do centro da cidade, como por exemplo Warnow Alto e Arapongas. Fabinho lembrou que há legislação que obriga as empresas a recuperarem as vias públicas danificadas em razão de serviços executados por estas, pedindo que seja feita a fiscalização. Reivindicou ao Executivo a instalação de caixas de som na área externa da Capela Mortuária de Indaial. Informou que no dia 9, segunda-feira, se licenciará da Câmara pelo período de 31 dias e que o suplente de vereador Almir Malkowski, assumirá a cadeira, desejando-lhe sucesso. Convidou a comunidade para prestigiar o evento do Grupo Dança Ventura, no sábado, dia 7, a partir das 19h30, no Santa Esmeralda. Finalizando, manifestou seu agradecimento, em nome da bancada do MDB, aos deputados Aldo Schneider e Rogério Peninha Mendonça pela liberação de aproximadamente 957 mil para o município, recursos estes que deverão ser aplicados em infraestrutura turística, no Hospital Beatriz Ramos, Apae e aquisição de equipamentos para a Secretaria de Agricultura. 

 

Flávio Molinari, discorreu sobre o atual cenário político nacional, mencionando ainda projetos aprovados nesta Casa nos últimos anos, e o posicionamento de alguns vereadores sobre as matérias importantes apreciadas. Falou sobre sua participação política em eleições passadas, quando apoiou candidaturas de outros partidos que não o seu, alegando que a valorização do ser humano está acima de siglas partidárias, exemplificando situações em outras legislaturas quando os vereadores não se deixaram convencer pelas paixões políticas, optando pela coerência e por aquilo que acreditaram ser melhor para o município.

 

Fink, em aparte, acrescentou que as pessoas estão acima dos partidos que representam, concordando que a coerência é fundamental para que se evite pré-julgamentos e a idolatração de lideranças políticas, pois todos são humanos e passíveis de erros, citando ainda políticos indaialenses, de partidos opostos ao seu e que fizeram um excelente trabalho por Indaial.

 

Vereadora Aurora, em aparte, destacou a importância dos debates e o respeito pelas opiniões divergentes, acrescentando que a defesa de ideias, em política ou não, deve ser respeitada para a manutenção da democracia.

 

Flávio, prosseguindo, reafirmou seu respeito por todos os partidos, porém concorda que em todos há os bons e maus políticos, conclamando a todos para que analisem as pessoas, seus projetos e trabalhos. Finalizando, parabenizou o vereador Osvaldo pela Moção apresentada nesta data, enaltecendo o trabalho do Juiz Sérgio Moro.

 

Sedenir Caetano (Bagaio) cumprimentou e augurou sucesso ao senhor Ivo Schneider, pela eleição para presidência do Sindicato dos Servidores Públicos de Indaial.  Parabenizou o Executivo pela conclusão das obras na rua Osvaldo Cruz, projeto este iniciado em 2016. Mencionou a licença do vereador Fabinho e a importância em valorizar os suplentes, desejando sucesso ao suplente Almir Malkowski que assumirá uma cadeira nesta Casa na próxima segunda-feira, dia 9. Reafirmou ser favorável a obra de pavimentação da Minas Gerais, pois sempre defenderá projetos que beneficiem a população. Pediu ao líder do governo, vereador Fink, que reivindique junto ao Executivo obras urgentes nas ruas Boa Esperança, São Vicente e Sete Lagoas. 

 

Valentim Blasius discorreu sobre sua participação e do vereador Fabinho na reunião do CONDRI, comprometendo-se também em auxiliar os agricultores em suas demandas, narrando situações que deverão ser reavaliadas no setor agrícola de nossa cidade. Pediu que o Poder Executivo adquira produtos provenientes da agricultura indaialense para atender às escolas no que se refere a merenda escolar. 

 

Aurora, em aparte, lembrou que já existe legislação neste sentido, apresentada pelo ex-vereador Almir Kuehn, determinando que um percentual dos produtos utilizados na merenda escolar seja proveniente da agricultura familiar de nosso município. 

 

Valentim, prosseguindo pediu que a Secretaria de Obras, ao executar o patrolamento em determinadas ruas, remova para aterros ou outros locais mais distantes, o excesso de material. Manifestou-se favorável a decisão do STF, relembrando fatos ocorridos na política indaialense em que se primou pela justiça. Finalizando, convidou a população para prestigiar a abertura do Campeonato de Futebol de Campo, no próximo domingo, dia 8, na Sociedade Bandeirantes, mencionando que neste ano o campeonato presta homenagem, in memoriam, a Renato Wesphal. 

 

Não havendo mais inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 9, às 18h30, no plenário do Poder Legislativo.   

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 75473
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais