Você está em: Home » Notícias » DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DIA DO ÍNDIO SÃO DESTAQUES NO PARLAMENTO JOVEM

Notícias


02/05/2018

DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DIA DO ÍNDIO SÃO DESTAQUES NO PARLAMENTO JOVEM

 

No dia 22 de abril de 1500, caravelas da esquadra portuguesa, comandadas por Pedro Álvares Cabral, chegaram às terras brasileiras por acaso, após a rota traçada para a Índia ter sido desviada em razão de problemas climáticos.  Esta é a história do descobrimento do Brasil, mas será que o termo descobrimento é usado corretamente, visto que as terras já eram habitadas pelos índios? 

Estas e outras questões relacionadas ao descobrimento do Brasil e ao Dia do Índio foram apresentadas durante a sessão do Parlamento Jovem, que ocorreu na quinta-feira (19). Para a vereadora jovem Amanda Cristina de Almeida, a chegada dos portugueses ao Brasil pode ser definida, principalmente pelos índios, como uma invasão.

– Os nossos antepassados indígenas receberam os portugueses muito bem, só que eles não imaginavam que naquele momento se dava o início da destruição, e que o interesse dos portugueses era por outras coisas: explorar e roubar todo esse imenso território – destacou.   

A presidente da Mesa Diretora, Karine Hermann, fez uma homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 do abril. A vereadora lembrou que eles foram os primeiros habitantes do Brasil, mas que depois de maltratados e dizimados, representam hoje uma parcela muito pequena da população.

Para a presidente, os povos indígenas merecem da nossa sociedade e da administração pública brasileira respeito e atenção por suas causas e necessidades. “O Poder Público deveria dar atenção máxima a estes povos, cujo objetivo único de vida é viver em paz com seu ambiente”, acrescentou Karine.

 

Tiradentes

 

Anos mais tarde na história do Brasil, mais precisamente na década de 1780, surgiu o movimento chamado Inconfidência Mineira, liderado por Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). A vereadora jovem Melina Heckmann contou um pouco desta história, em comemoração ao Dia de Tiradentes (21 de abril). 

Segundo pesquisa feita pela estudante, a Inconfidência Mineira tinha como principal objetivo o rompimento com Portugal, que cobrava altas taxas do Brasil. Ela conta que em 1789 o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais, após a delação de um dos integrantes: Joaquim Silvério dos Reis. 

Em 1792, os inconfidentes foram julgados, mas apenas Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca, sendo executado em 21 de abril do mesmo ano. Segundo a vereadora, Tiradentes é considerado um herói nacional, “pois lutou pela independência do Brasil, num período em que o país sofria o domínio e a exploração de Portugal”. 

 

Posse e indicações

 

Ainda durante a reunião ordinária, o suplente de vereador jovem, Nicolas Trindade Antunes, tomou posse, assumindo o lugar de Elisabeth Floriano de Liz, que renunciou ao cargo. Nicolas representará a Escola de Ensino Fundamental Professor Florentino Vetter até o final deste mandato, que se encerra em julho. 

Os vereadores jovens também discutiram e aprovaram duas indicações, de autoria da presidente, Karine Hermann. As proposições solicitam a construção da cobertura da quadra de esportes do Colégio Municipal de Indaial e a ampliação do abrigo de passageiros localizado em frente ao mesmo colégio. 

O vereador jovem João Campestrini, por sua vez, apresentou uma série de reivindicações, que foi elaborada por representantes da Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior e já encaminhada ao prefeito André Moser.  Entre os pedidos, está a construção de calçada na esquina da rua Argentina com rua das Nações, repintura das faixas de estacionamento nas proximidades da escola e alteração no sentido da rua Argentina para via de sentido único, com saída para a rua Maria Simão. 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 76514
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais