Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 17/05/2018

Notícias

18/05/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 17/05/2018

 

TRIBUNAS

 

1º inscrito:

A secretária Municipal da Saúde, Adriane Machado Ferrari, e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Luci Marques, atendendo à convocação do vereador Flávio Molinari, prestaram esclarecimentos sobre o aumento da taxa de vigilância sanitária.

A coordenadora destacou que os valores cobrados até o ano passado estavam defasados, já que a última alteração foi realizada em 2006. Por esta razão, houve a necessidade da atualização dos valores, buscando a equiparação nas taxas da Vigilância Sanitária cobradas nos municípios vizinhos e em cidades com aproximadamente o mesmo número de habitantes de Indaial. 

Ao fim da apresentação, os vereadores formularam algumas perguntas, que foram imediatamente esclarecidas pela coordenadora da Vigilância Sanitária e pela secretária de Saúde. 

 

2º inscrito: 

Belarmino Perini, representante da AGEMED, atendendo convite do vereador Valentim Blasius, usou o espaço para prestar esclarecimentos sobre o convênio que a empresa mantém com a Prefeitura Municipal de Indaial.

Perini esclareceu que o plano de saúde, embora seja estadual, pode cobrir atendimento fora de Santa Catarina, caso não haja médico especialista no estado. Também, segundo ele, existe a possibilidade de reembolso do valor total ou parcial da consulta, se o especialista não for credenciado pelo plano. Neste caso, Perini solicita que usuário entre em contato com a Agemed antes de marcar a consulta, ou leve o recibo da consulta até o escritório da operadora. 

Por fim, informou que o escritório da Agemed está à disposição da população para esclarecer dúvidas em relação aos atendimentos.  

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 34/2018 do Executivo, que altera a lei nº 5.526/2018.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO 

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 18/2018, do Executivo, que altera a Lei nº 5.259/2015.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 33/2018, do Executivo, que dispõe sobre a Revisão Geral Anual dos Servidores Ativos e Inativos da Administração Direta e Indireta de Indaial - Servidores da Câmara Municipal de Vereadores e Agentes Políticos do Poder Executivo e Legislativo de Indaial.

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 15/2018, do vereador Fábio Fritz, que institui no Calendário Oficial de Eventos de Indaial o Dia Municipal do Frentista. 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2018, do Executivo, que ratifica alterações no Protocolo de Intenções e no Estatuto do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI.

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2018, do Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Aprovados em 1ª votação os Projetos de Lei Ordinária 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31/2018, do vereador Osvaldo Metzner, que denominam, respectivamente, as ruas Pedro Francisco de Andrade, Maria de Andrade, Luiz Mees, Walli Eger, Horst Zibell, Luciano Simão e Arlindo Bambinetti.

Aprovado em votação única o Projeto de Decreto nº 2/2018, da Mesa Diretora, que regulamenta as eleições/2018 do Programa Parlamento Jovem.

 

REQUERIMENTOS

 

Do Vereador Diego Pandini: pergunta se já foram realizados reuniões, abaixo assinados, orçamentos e lavrado algum tipo de documento em relação a obra de pavimentação pelo sistema mutirão da rua Henrique Kienen. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: solicita informações acerca dos recuos de áreas para fins de estacionamento, questionando as medidas e dimensões de recuo, calçada e espaçamento dos estacionamentos para fins comerciais; os critérios para a implantação de vagas preferenciais; se existe no código de obras municipal algo que autorize ou impeça o dono de estabelecimento comercial de fechar o estacionamento, proibindo sua utilização fora do horário de atendimento; o procedimento para que a prefeitura realize fiscalização e posterior notificação de imóveis e estabelecimentos comerciais que atendem aos critérios de estacionamento em seus estabelecimentos comerciais; e se o recuo de estacionamento desses estabelecimentos comerciais é de propriedade particular ou pública. 

Requer informações quanto ao contrato de concessão da exploração dos serviços de água e esgoto do município para a CASAN, perguntando quais valores de recursos vinculados já vieram e ainda faltam vir para pavimentações de vias que receberam obras de esgotamento sanitário; que valores de recursos livres já vieram e ainda faltam vir para investimentos na área de saneamento e melhorias na captação de água; e como está o andamento do projeto de captação de água das bacias dos ribeirões Encano e Warnow.

Dos Vereadores Fábio Fritz, Alex Frotscher e Caroline Laís Bertoldi: solicitam informações sobre a ponte localizada ao lado da Companhia Lorenz, indagando se existe algum recurso para construção de passarela (s) na referida ponte; se há algum projeto em andamento para a obra mencionada; e o prazo para realização. 

Do Vereador Fábio Fritz: requer informações sobre o recolhimento da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública – COSIP; qual o valor investido no serviço desde 1º de janeiro até o momento; se há saldo em caixa; qual o planejamento para instalação da benfeitoria nos locais mais distantes do centro; se há processo licitatório em andamento para aquisição de materiais necessários à manutenção do serviço de iluminação pública; qual a possibilidade de contratação de mais profissionais para ampliar o atendimento. 

 

INDICAÇÕES

 

Da Vereadora Ana Paula Reiter: sinalização da ponte localizada na rua Alegrete.

Da Vereadora Caroline Laís Bertoldi: desentupimento da boca de lobo instalada na rua Augusto Maass.

Do Vereador Diego Pandini: implementação de redutor de velocidade na rua Nevada; instalação de iluminação pública, ligação de água e consequente abertura dos banheiros, no parque instalado em frente ao residencial Vitória Régia.

Do Vereador Fábio Fritz: estudos objetivando melhorar o fluxo de veículos na rua José Chiarelli, sugerindo alargamento da via e deslocamento de postes; reparos nas ruas 25 de Janeiro, Dr. Blumenau e Brasília; substituição de lâmpada queimada na rede de iluminação pública da rua Theodoro Malkowski; instalação do disque iluminação, bem como a identificação, por números, dos postes com iluminação. 

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: macadamização na rua Anita Garibaldi; vistoria nas bocas de lobo existentes na rua Uruguaiana; construção de abrigos de passageiros nas ruas Melvin Jones e São Francisco de Assis; roçada e patrolamento na rua Ibirama; instalação de duas lombadas física na rua Marechal Floriano Peixoto; extensão do sistema de tubulação pública da rua Marechal Floriano Peixoto; implantação de duas galerias na rua Marechal Floriano Peixoto.  

Do Vereador José Klock: retirada dos tachões instalados na rua Vereador Alwin Rauh Júnior, defronte ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, e na rua das Nações, próximo a Paróquia Nossa Senhora de Fátima; implantação de uma faixa elevada para pedestres na rua Vereador Alwin Rauh Júnior; nivelamento e fechamento dos buracos existentes na pavimentação da Avenida Pioneiros; conserto da tubulação na rua Porto Alegre; repintura da sinalização na rotatória da rua Marechal Floriano Peixoto; reparos nas ruas Japão, Tubarão e Botuverá.

Dos Vereadores Sedenir Caetano (Bagaio) e Alex Frotscher: atenção especial para realização de serviços de roçada nas ruas Lorenz, Reinhold Schroeder e morro da Velha.

Requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário. 

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Sedenir Caetano (Bagaio), agradecendo sua esposa Luzia pelos 32 anos de companheirismo. Enalteceu o trabalho do funcionário Guiomar, mais conhecido como Tatá, da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente. Por fim, citou a liberação oficial do crédito de R$20 milhões para o programa Avançar Cidades. 

 

Valentim Blasius falou sobre a importância de melhorias para os bairros Mulde e Encano do Norte. Também citou os trabalhos que estão sendo realizados no Cemitério da Mulde, destacando que apresentará requerimento solicitando informações sobre o terreno onde o cemitério está situado. O vereador agradeceu ao Poder Executivo pelo trabalho realizado no Encano do Norte, por meio do programa bairro a bairro. Mencionou o serviço que vem sendo realizado na lateral da BR 470, acesso à Escola Encano do Norte. 

 

Vereador Antônio Carlos Fink, em aparte, parabenizou o município de Indaial e os Poderes Legislativo e Executivo pela conquista da liberação dos recursos do programa Avançar Cidades.  

 

Vereador Flávio Molinari lamentou que veículo de imprensa da cidade venha divulgando notícias do atual governo de forma tendenciosa. Citou como exemplo o reajuste salarial de 3% concedido aos funcionários públicos, mas que o veículo divulgou apenas como sendo de 0,2%, correspondente ao aumento real. Registrou sua participação na quarta-feira (16), na Acidi, de palestra sobre o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil, mencionando que apresentará projeto de Lei sobre o assunto. Flávio também fez menção à liberação de recursos para o programa Avançar Cidades e registrou sua participação na audiência pública com o secretário-adjunto estadual de Infraestrutura, Paulo França, a fim de buscar recursos para a finalização da terceira ponte. 

 

Vereador Altair Brassiani agradeceu a secretária de Saúde e a coordenadora da Vigilância Sanitária pelos esclarecimentos realizados nesta sessão. Também falou sobre sua participação na audiência com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Paulo França. Ressaltou ainda a necessidade de reunião com o governador Eduardo Pinho Moreira. 

 

Fábio Fritz também fez comentários sobre a terceira ponte, destacando a importância da finalização dos acessos, principalmente na rua Presidente Nereu.  

 

Pelé, prosseguindo, apresentou preocupação em relação às lombadas que serão implantadas na rua Presidente Nereu, por se tratar de estrada não pavimentada. Também fez comentários sobre a liberação dos R$20 milhões para as obras do programa Avançar Cidades.

 

Vereadora Ana Paula Reiter disse que, segundo informações do secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, as lombadas na rua Presidente Nereu começarão a ser executadas em 15 dias, de acordo com os requisitos exigidos pela legislação. Também falou de sua participação na reunião com o secretário Paulo França, em Florianópolis. Convidou a população para as festas, no domingo (20), das igrejas das comunidades do Encano Baixo e Encano do Norte. Concluindo, cumprimentou o colega de partido Miguel Soar pela nomeação para o cargo de secretário-executivo da ADR Blumenau. 

 

O suplente Adilson Loch parabenizou o vereador Osvaldo Metzner pelos projetos de denominação de ruas, aprovados nesta data (17). Também agradeceu o vereador Pandini pelo apoio para realização de reunião a fim de pavimentar, pelo regime de Mutirão, a rua Henrique Kienen.  

 

Diego Pandini agradeceu o secretário Jonas Lima pelo trabalho realizado na Unidade de Educação Infantil Alfredo Stahnke. Também fez comentários sobre a liberação dos recursos para o programa Avançar Cidades, enaltecendo que parte da verba contemplará o bairro Estrada das Areias.  

 

Fábio Fritz comunicou que, segundo informações do secretário de Educação, a recuperação do muro da unidade infantil Alfredo Stanke é uma prioridade. Agradeceu o representante da Agemed pelos esclarecimentos realizados nesta Casa. Pediu envio de ofício à Câmara de Atalanta, lamentando pelo falecimento do filho do vereador Zulnei Jochem. Também requereu atenção do Poder Executivo em relação aos buracos nas estradas do município. Encerrando, pediu envio de ofício à Celesc, solicitando a limpeza na rede de energia elétrica em diversos bairros. 

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a reunião, convidando todos para a próxima sessão ordinária, dia 21, às 18h30, no plenário do Poder Legislativo. 

 

 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 76514
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais