Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 21/05/2018

Notícias

22/05/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 21/05/2018

 

TRIBUNA

 

Nelson Pedro Minatti, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial (Condri), e Adalberto Lorenz, presidente da comissão de apoio criada pelo Condri, atendendo convite dos vereadores Valetim Blasius e Fábio Fritz, usaram a Tribuna para explanar sobre as melhorias e investimentos no setor agrícola de nosso município.

Minatti explicou que o Conselho é composto por um representante de cada comunidade, além de representantes da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, do escritório municipal da Epagri, da Associação dos Apicultores, da Associação dos Agricultores, da Feira Livre, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Escritório Municipal. 

Segundo o presidente, o Conselho trabalha com o objetivo de ouvir e dialogar sobre as reivindicações da comunidade rural, mantendo-a informada acerca das decisões que envolvem a área agrícola.

Lorenz, por sua vez, destacou seis itens que hoje são trabalhadas pela Secretaria de Agricultura, como criação de gado e o cultivo de hortaliças. Ele também apresentou as preocupações dos agricultores em relação a algumas regras impostas pela legislação, solicitando apoio dos vereadores para auxiliar e motivar os agricultores.

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 35/2018, que autoriza o município a custear despesas com alimentação da 50ª Festa do Colono do Município de Indaial.

Projeto de Lei Ordinária nº 36/2018, que concede Isenção de IPTU à Associação dos Funcionários da Albany - AFA.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 15/2018, do vereador Fábio Fritz, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Indaial o Dia Municipal do Frentista.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2018, do Executivo, que ratifica alterações no Protocolo de Intenções e no Estatuto do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2018, do Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Aprovado em 2ª votação os Projetos de Lei Ordinária 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31/2018, do vereador Osvaldo Metzner, que denominam, respectivamente, as ruas Pedro Francisco de Andrade, Maria de Andrade, Luiz Mees, Walli Eger, Horst Zibell, Luciano Simão e Arlindo Bambinetti.

 

REQUERIMENTOS

 

Dos Vereadores Fábio Fritz, Sedenir Caetano (Bagaio) e Valentim Blasius: questionam qual a possibilidade da exclusão da cobrança de imposto predial nas construções secundárias como: ranchos, estrebarias etc.; se existe a possibilidade de alocar a parte administrativa da Secretaria da Agricultura para o Sindicato Rural, situado ao lado do terminal Rodoviário, ou a outra dependência próxima ao terminal Rodoviário; quais os projetos ou cronogramas para melhorias na Secretaria de Agricultura no ano de 2018, 2019 e 2020; qual a possibilidade e os meios para que o agricultor tenha o direito de manter a criação de seus animais no perímetro urbano; se existe lei federal que protege esse direito do agricultor; quais as medidas a serem tomadas para que não haja constantes mudanças físicas nos abatedouros localizados no município; e se há projeto para que as máquinas agrícolas e implementos não fiquem sem proteção. 

Perguntam ainda sobre a possibilidade da retomada da prestação de diversos serviços por meio do Programa Florestal. 

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: limpeza e colocação de 2 cargas de macadame para acesso à oficina mecânica instalada na BR 470, km 66.

Do Vereador Altair Brassiani: reparos em toda extensão da rua Alagoas, no bairro dos Estados. 

Do Vereador Diego Pandini: rondas mais frequentes na rua Trombudo Central; manutenção na rua Adolfo Molinari; limpeza e roçada nas laterais das ruas São Luiz, São João e Santa Helena.

Do Vereador Fábio Fritz: contratação de mais dois eletricistas para fazer o trabalho de manutenção na rede de iluminação pública do município; manutenção da rua Peru; ampliação dos pontos de linha telefônica na rua José Chiarelli; patrolamento, roçada, limpeza e alargamento na rua Manoel Nicolau Simão; viabilização do trâmite administrativo para início da pavimentação do trecho 3 da Avenida Arnoldo Ebert.

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: substituição de lâmpadas do sistema de iluminação da rede pública rua Arnold Alfarth; limpeza com emprego do caminhão hidro jato na pavimentação da rua Deputado Aldo Pereira de Andrade; implantação de faixa amarela na esquina da rua Henrique Zoschke com a rua Marechal Floriano Peixoto; substituição de lâmpadas do sistema de iluminação da rede pública na rua Heinz Wamser.

Do Vereador José Klock: inclusão da rua Acre no cronograma de pavimentação pelo regime de mutirão; construção / instalação de banheiros na área externa do Posto de Saúde Adele Küehl; instalação de um toldo maior e de bancos no Posto de Saúde Adele Küehl; substituição das placas mais antigas, em diversos pontos da cidade, indicando a localização do Hospital Beatriz Ramos, localização de cada bairro etc.; modernização no sistema das unidades de saúde.

Do Vereador Osvaldo Metzner: sugere o encaminhamento de projeto de lei a esta Casa custeando as despesas com a inscrição da Miss Indaial para o Concurso Miss Santa Catarina 2018, a exemplo dos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. 

 

Requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Sedenir Caetano, lembrando de projeto de lei aprovada em 2014, que autoriza permuta de imóveis entre empresário e município. Bagaio disse, segundo informações do empresário, que o município ainda não cumpriu com sua parte. 

 

Vereador Altair Brassiani fez comentários em relação à rua Alagoas, destacando que a pavimentação da via, recuperada em 2015, hoje apresenta novos problemas. O vereador agradeceu a Secretaria de Obras pelos serviços de roçada que vem realizando, e o setor de Trânsito, que começou a executar as pinturas de faixas elevadas e de lombadas. 

 

Ana Paula Reiter solicitou a implantação de duas lombadas físicas na rua Dr. Blumenau, na curva após o antigo curtume. Segundo a vereadora, a medida visa a evitar os frequentes acidentes de trânsito, que também causam queda de energia na via. Informou que enviará novamente requerimento à Celesc, solicitando providências para as quedas de energia na rua Bagé e questionando o motivo da demora na reestabelecimento do serviço.

 

Vereador Altair Brassiani, em aparte, ressaltou que o Warnow Alto ficou cerca de 20 horas sem energia no fim de semana. Pelé lembrou que vem solicitando à Celesc a limpeza e poda de árvores próximas à rede de energia elétrica, porém a Central tem demonstrado pouco compromisso com a cidade, principalmente nos bairros interioranos.

 

Ana Paula, concluindo, disse que se não houver um posicionamento da Celesc para solucionar o problema da rua Bagé, pedirá auxilio do Ministério Público. 

 

O suplente Adilson Loch agradeceu o Poder Executivo pela reunião, que será realizada no sábado (26), às 14h, na casa nº 194, na rua Henrique Kienen, para tratar da pavimentação da via pelo regime de mutirão. 

 

Vereador Fabinho Fritz lamentou que a Celesc não dê o devido retorno à população. Mencionou projeto de lei de sua autoria, que vem sendo elaborado, visando a delimitar o recuo nas vias rurais, para que não haja plantação abaixo da rede de energia elétrica. Informou que hoje (21) entrou em contato com Cláudio Varela, da Celesc, solicitando limpeza nas proximidades da rede de energia, em algumas ruas do município.  Colocou-se à disposição do Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial, para auxiliar nas questões do avanço da agricultura em nosso município. Pediu que o Poder Executivo invista em coberturas para abrigar equipamentos e maquinários. 

 

Não havendo mais vereadores inscritos na Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 28, às 18h30, no Plenário do Poder Legislativo. 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 76514
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais