Câmara Municipal de Indaial - Principal

Câmara Municipal de Indaial

Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 10/07/2018

Notícias

11/07/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 10/07/2018

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 52/2018, do Executivo, que autoriza o Município de Indaial a firmar Termo de Cessão de Uso com a entidade Indaial Motor Clube (Takalama).

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 48/2018, do Executivo, que dispõe sobre a denominação da Sala do Empreendedor de Indaial.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 49/2018, do Executivo, que autoriza anulação e suplementação no Orçamento Anual do Município de Indaial.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 51/2018, do Executivo, que autoriza o Município de Indaial a firmar Termo de Fomento com a Associação Participativa Recicle Indaial - APRI. Presente na sessão, o secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Lima, fez esclarecimentos referentes ao projeto. 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2018, do Executivo, que institui o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) no âmbito municipal, fixa diretrizes básicas e dá outras providências. 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 47/2018, do Executivo, que autoriza o município a firmar acordo com a Diocese de Blumenau - Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Projeto aprovado com emenda. 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 50/2018, do Executivo, que autoriza o município a proceder com a Dação em Pagamento de bens imóveis face a desapropriação amigável e dá outras providências.

Aprovado em Votação Única o Projeto de Resolução nº 2/2018, da Mesa Diretora, que autoriza pagamento de anuidade ao IBAM

 

MOÇÕES

 

Do Vereador José Klock: requer envio de Moção de Aplausos ao Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Indaial Élcio Costa Pereira.

Do Vereador Osvaldo Metzner, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antônio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Molinari, José Klock, Sedenir Caetano e Valentim Blasius:  solicitam envio de Moção de Aplausos parabenizando a empresa Germer pelos 50 anos de existência.  

 

REQUERIMENTO

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: questiona como está a situação da rua  Alagoas em relação a revitalização da pavimentação; se houve reunião com os moradores sobre o assunto e os encaminhamentos que foram feitos; ou se  há previsão para reunião; se existe algum projeto ou intenção de revitalização, conserto e ou repavimentação para citada rua, e a previsão para o início da obra; se há algum protocolo dos moradores solicitando a revitalização da referida rua, e quais foram os encaminhamentos dado a esta reivindicação; e se há manutenção periódica desta rua.

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Alex Frotscher: recolocação de lajotas na rua Vila Nova; fechamento de um buraco na rua Marechal Deodoro da Fonseca; construção de uma boca de lobo e instalação de tubos na rua Tifa Pausch.

Do Vereador Altair Brassiani: reparos na pavimentação da rua Mal. Deodoro da Fonseca; conserto da pavimentação na rua Japão; reparos no calçamento da rua Lontras.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: implantação de travessia elevada para pedestres na rua Dr. Blumenau, próximo ao Mercado Orquídea; implantação de travessia elevada e ou redutor de velocidade na rua Santa Paulina, em frente a Unidade de Educação Infantil José Lino Kuhnen.  

Do Vereador Diego Pandini: recolocação do pavimento (asfalto) no cruzamento do Beco Knoch com a rua Mal Floriano Peixoto.

Do Vereador Fábio Fritz: viabilização de assinatura do contrato da Orquestra Municipal “Werner Pabst”, para que esta dê continuidade ao seu trabalho; parceria entre o município (Saneamento e Habitação) e o Estado para viabilizar água potável, através de poços artesianos e reservatórios, beneficiando as comunidades do interior que não possuem um fornecimento de água adequado; melhorias na sinalização na BR 470, no trecho entre as ruas Presidente Nereu e Santa Luzia; melhorias no fornecimento de água nas regiões mais altas do município. 

Do Vereador Flávio Molinari: manutenção de boca de lobo localizada na Avenida Carlos Schroeder; manutenção na pavimentação asfáltica da rua Brasília; substituição de lâmpadas do sistema público de iluminação da rua 11 de Junho; providências em relação à tampa existente na rua Manoel Simão, em frente a Emerize; vistoria para a devida manutenção da pavimentação nas ruas Lourival Schütz, João Batista, Deretti, Arfeu dos Santos e Jacy Gonçalvez da Luz.

Do Vereador Osvaldo Metzner: conserto da calçada em frente ao n° 928, da rua Dr. Blumenau.

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): recolocação de paralelepípedos em vários pontos ao longo da rua Rodeio.

Do Vereador Valentim Blasius: conserto do calçamento na rua Gustavo Gollnick; corte de árvores na rua Uberaba. 

Dos Vereadores Flávio Molinari e Ana Paula Reiter: implantação de placa de identificação na rua Mariana.

Dos Vereadores Osvaldo Metzner e Fábio Fritz: melhorias na rede de iluminação pública, bem como alargamento, limpeza e roçada na rua Estanislau Januário.

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente, fez uso da Palavra Livre o vereador Flávio Molinari, solicitando ajuda da população para uma família que perdeu a residência em um incêndio, no bairro Rio Morto. Segundo o vereador, a família necessita de doações de roupas e calçados, material escolar, alimentos não perecíveis, cobertas, produtos de higiene, etc. Agradeceu ao secretário Jonas Lima pela cerca que está sendo construída no parque, no bairro Encano. Também agradeceu ao Departamento de Trânsito e ao secretário de Urbanização e Meio Ambiente pela instalação de placas sinalizadoras de lombadas na rua Ouro Preto, solicitação conjunta feita por este vereador e pela vereadora Ana Paula Reiter.  Disse que será realizada reunião com moradores da rua Santa Luzia e o superintendente do Dnit, Ronaldo Carioni Barbosa, nesta quarta-feira (11), para tratar das desapropriações próximas à BR 470. O vereador agradeceu ao superintendente pelo excelente atendimento. 

 

Fábio Fritz destacou a recuperação de rua no bairro Warnow Alto, solicitação antiga deste vereador, agradecendo ao Poder Executivo pelo serviço. Também requereu verificação da rua Uruguai, sugerindo colocação de redutor de velocidade. Registrou sua participação em reunião com o prefeito André Moser, ocasião em que requereu melhorias para a Secretaria de Agricultura. Também agradeceu ao Poder Executivo pela renovação, por mais 20 anos, do termo de uso da associação do grupo Takalama. Pediu atenção especial da Secretaria de Obras à rua Estanislau Januário, que necessita de diversas melhorias. Ressaltou sua participação na Festa Julina da Igreja São Francisco. Convidou a população para o baile de Rei da Sociedade Warnow, no dia 14; e para a feijoada da Escola Ana Alves Dias, também dia 14, a partir do meio-dia. Pediu que os setores de Planejamento e de Trânsito verifiquem o motivo dos acidentes que ocorrem na terceira ponte. Por fim, requereu envio de ofício ao Executivo, solicitando melhorias para a rede de energia da rua Barão do Rio Branco. 

 

Diego Pandini agradeceu ao Departamento de Trânsito pelos serviços de pintura de faixas de pedestre na rua marechal Floriano Peixoto. Falou de reunião realizada com o Poder Executivo, momento em que diversos assuntos foram abordados, como a situação da rua João da Silva, da Tifa Pausch, o projeto do alargamento do pontilhão da rua Marechal Floriano Peixoto, e o parque e campo do loteamento Souza. Encerrando, requereu que o Poder Executivo realize o recapeamento asfáltico na entrada do Beco Knop. 

 

Vereadora Ana Paula Reiter também fez comentários sobre as placas de instalação de lombadas no bairro Benedito, essencial para minimizar o excesso de velocidade na via. Destacou que durante este mês ocorre a campanha Julho Vermelho, projeto de sua autoria, que tem o objetivo de conscientizar e incentivar a população para a doação de sangue, principalmente neste período, quando os estoques de sangue diminuem. A vereadora lamentou que o Poder Executivo ainda não tenha se manifestado em relação a este importante projeto. Ana Paula pediu que as secretarias de Saúde e de Educação divulguem esta campanha, sugerindo a parceria com o projeto Escola, do Hemosc de Blumenau, para a realização de palestras nas escolas de Indaial. Por fim, parabenizou a equipe de professores e funcionários da Escola Mário Bonessi e da Unidade de Educação Infantil da rua Maringá, pelas ações realizadas no fim de semana. Cumprimentou o Clube Santa Esmeralda pela organização da feijoada, e os organizadores da Festa Julina do bairro Carijós. 

 

Sedenir Caetano (Bagaio) comentou sobre o programa tapa-buracos, que encerrou os serviços no bairro dos Estados e agora está atendendo ao Rio Morto e ao bairro das Nações. Lamentou que, em razão da discordância de um morador, proprietário de um grande terreno na rua Biguaçu, a pavimentação pelo Regime de Mutirão não será realizada na via. Concluindo seu pronunciamento, Bagaio deu boas-vindas ao secretário de Agricultura Wilson Krieck, e parabenizou os organizadores da festa de São Pedro, que ocorreu no fim de semana. 

 

Altair Brassiani também fez comentários sobre a rua Biguaçu, destacando a necessidade de alteração na legislação para que situações como esta não impeçam a realização da pavimentação pelo Regime de Mutirão. Informou que conversou já relatou ao prefeito André Moser a situação da rua Alagoas. Mencionou solicitação para a implantação de faixa elevada em frente à Agropecuária Dias, na rua Dr. Blumenau, destacando que mais um acidente ocorreu nas proximidades deste local. Requereu, por fim, a instalação de faixa elevada também na rua Jaraguá do Sul. 

 

Vereador Bagaio, em aparte, falou sobre a necessidade de providências no entroncamento das ruas Bolívia e Argentina, onde ocorreu novo acidente na última semana. 

 

Vereadora Aurora Antunes Coelho destacou as ações realizadas no fim de semana, cumprimentando todas as entidades envolvidas. Lamentou que vândalos tenham pichado a Escola Encano do Norte. Ressaltou algumas indicações de sua autoria, solicitando providências para a redução de velocidade dos veículos que trafegam pela rua Dr. Blumenau, em especial nas proximidades da Escola Juvenal Carvalho. Requereu também a instalação de travessia elevada na rua Santa Paulina, nas proximidades da Unidade de Educação Infantil.  A vereadora também fez comentários sobre a situação da rua Biguaçu, e disse que já foi feita a sugestão para que o proprietário venda este terreno à Prefeitura, para implantação de área pública.  

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 12, às 18h30, no Plenário do Poder Legislativo. 

 

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 75473
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais