Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 12/07/2018

Notícias

13/07/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 12/07/2018

 

Iniciando a sessão, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, consultou o Plenário sobre o calendário das sessões ordinárias do mês de agosto, sendo estabelecidas as seguintes datas: 6, 13, 16, 20, 23 e 27. 

Ato contínuo, o Senhor Presidente solicitou aos líderes de bancada indicação de vereadores para compor a Comissão Representativa para o recesso de julho, do dia 16 a 31, sendo indicados os vereadores: Aurora Antunes Coelho, Fábio Fritz, Flávio Augusto Ferri Molinari, Sedenir Caetano e Valentim Blasius.

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO LEGISLATIVO

 

Projeto de Decreto nº 5/2018, da Mesa Diretora, que altera o Decreto 3/2015, o qual cria a Escola do Legislativo no âmbito da Câmara Municipal de Indaial e determina providências conexas. 

Projeto de Resolução nº 3/2018, da Mesa Diretora, que altera a Resolução 8/2006, a qual dispõe sobre o Regimento Interno dos Vereadores Jovens da Câmara Municipal de Indaial.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2018, do Executivo, que institui o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) no âmbito municipal, fixa diretrizes básicas e dá outras providências.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 47/2018, do Executivo, que autoriza o Município de Indaial a firmar acordo com a Diocese de Blumenau - Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 50/2018, do Executivo, que autoriza o Município de Indaial em proceder com a Dação em Pagamento de bens imóveis face a desapropriação amigável.

Aprovado em Única votação o Projeto de Lei Ordinária nº 52/2018, do Executivo, que autoriza o Município de Indaial a firmar Termo de Cessão de Uso com a entidade Indaial Motor Clube (Takalama).

 

MOÇÕES

 

Dos Vereadores Aurora Antunes Coelho, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Augusto Ferri Molinari, José Klock, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: solicitam envio de Moção de Apelo ao Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, para que este mantenha o pagamento das emendas impositivas para o exercício de 2018 já inclusas em Lei Orçamentária.

 

REQUERIMENTOS

 

Da Vereadora Ana Paula Reiter: requer, conforme determina o Regimento Interno desta Casa e a Lei Orgânica do Município, concessão de licença para tratar de assuntos particulares, para o período de 10 de agosto de 2018 a 09 de setembro de 2018, compreendendo um total de 31 dias.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: questiona como está a situação da rua Ari Barroso em relação à pavimentação pelo Regime de Mutirão; se houve reunião com os moradores sobre o assunto e os encaminhamentos que foram feitos; e se há previsão para reunião; se existe algum tipo de projeto ou intenção de pavimentação da referida rua e se há previsão para o início da obra; se foi feita a desobstrução das bocas de lobo da referida rua recentemente; se há manutenção periódica desta rua, com informações de quando foi feita alguma melhoria no local.

Do Vereador Diego Pandini: solicita o detalhamento do cronograma ou prazo e das obras propostas para alargamento da passarela, com vistas a garantir mais segurança aos pedestres, nas proximidades do Colégio Marcus Rauh.  

Dos Vereadores Fábio Fritz e Aurora Antunes Coelho: requerem informações sobre a existência de possibilidade de construção de parque e área de lazer na área pública localizada na rua Santa Mônica, no bairro João Paulo II; se existe projeto para a obra ou para outro empreendimento; quando deverá ser feita a limpeza na área.

 

INDICAÇÕES

 

Do Vereador Diego Pandini: recolocação do pavimento na rua Kurt Ladwig, próximo à Comunidade São João Batista.

Da vereadora Ana Paula Reiter: colocação de 4 cargas de areia no imóvel da Associação de Moradores do bairro Benedito.

Do Vereador Fábio Fritz: limpeza em toda extensão da rua Belém, bem como instalação de 2 bocas de lobo, em frente ao n° 130; nivelamento em toda extensão da rua Salvador; instalação de redutor de velocidade na rua Uruguai; reparos no calçamento da rua Melvin Jones; irrigação frequente da rua Minas Gerais; intensificação da fiscalização das obras que vêm sendo executadas nas ruas Augusto Maass e Santa Luzia. 

Do Vereador Osvaldo Metzner: reconstrução de faixas elevadas para pedestres em frente ao Colégio Frederico Hardt e à Escola Tancredo de Almeida Neves.

Do Vereador Valentim Blasius: substituição de todas lâmpadas, por novas e mais potentes, na rede de iluminação pública da rua Uberaba, defronte ao Cemitério Municipal da Mulde.

 

Moções, requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

 

PALAVRA LIVRE

 

Inicialmente fez uso da Palavra Livre o vereador Fábio Fritz, mencionando que estará à disposição da comunidade durante o recesso das sessões. Parabenizou o grupo Dança Ventura pela conquista do 2º lugar em evento de Curitiba. Fez comentários sobre a necessidade de tomar providências em relação ao casarão do bairro Warnow, localizado próxima à ponte pênsil. Segundo o vereador, o local é usado por usuários de drogas e infratores. Fabinho disse que pretende se reunir com o prefeito e secretário de Planejamento para rever esta situação, já que o imóvel é tombado. 

 

Diego Pandini, em aparte, salientou que o imóvel é um patrimônio histórico da cidade e que deveria ser usado para fins turísticos, com a parceria público-privada, sugerindo ainda a venda de produtos caseiros na infraestrutura. 

 

Fabinho, prosseguindo, disse que solicitou ao diretor de Trânsito, Mário Rossi, melhorias em diversas vias, como pintura de faixas de pedestres e instalação de placas redutoras de velocidade. Informou que acontecerá em Brusque, dia 16, o Fórum das Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí, sugerindo que o prefeito envie representante do município para participar do evento. Citou projeto aprovado nesta data, em que a prefeitura firma termo de cessão de uso com a entidade Takalama, por 20 anos, agradecendo ao prefeito André Moser pela elaboração da proposta. Informou que o secretário de Planejamento, Fabiano dos Santos, virá a esta Casa em agosto para tratar de diversos assuntos, como acessibilidade. 

 

Vereador Flávio Molinari parabenizou o grupo Takalama pela aprovação do projeto que firma termo de cessão de uso entre prefeitura e o Clube. O vereador também fez uma comparação entre os investimentos realizados na saúde de Indaial, no atual governo municipal e nos governos anteriores, ressaltando que todos os prefeitos têm erros e acertos em suas gestões. Também comunicou que estará atendendo à comunidade normalmente durante o recesso das sessões, neste mês de julho. 

 

Vereador Sedenir Caetano (Bagaio) citou indicação apresentada anteriormente, solicitando que o sistema de pavimentação pelo Regime de Mutirão contenha os projetos de faixa elevada, divisória de ruas e faixa de pedestres. Disse que se reunirá com a secretária de Saúde a fim de buscar informações sobre a fila de espera para exames e cirurgias no município. Também reforçou que continuará trabalhando normalmente pela população durante o período de recesso das sessões.  Por fim, agradeceu à equipe da Secretaria de Obras pelo patrolamento realizado em diversas vias da cidade. 

 

Flávio, em aparte, destacou que existe um TAC firmado com o Ministério Público, determinando que o Ministério monitora todas as filas da saúde e educação. 

 

Valentim Blasius também fez comentários sobre o recesso das sessões, do dia 16 a 31 de julho, ressaltando que o seu trabalho com a comunidade seguirá de modo normal. Agradeceu à Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, assim como ao prefeito André Moser, pela intervenção com obras no Cemitério Municipal da Mulde. Segundo o vereador, após estas melhorias serão necessárias a instalação de mais um ponto de luz no cemitério e a troca de lâmpadas na via. O vereador acrescentou que continuará solicitando recursos para a construção da capela mortuária no local. Também agradeceu ao Poder Executivo, Secretaria de Obras, pelo retorno do programa Bairro a Bairro no Encano do Norte, e pela limpeza na rua Alegrete, lateral da BR 470. Encerrando, sugeriu que, após a realização do patrolamento nas vias, seja realizada a irrigação das estradas com caminhão pipa, uma forma de minimizar o excesso de poeira. 

 

Vereador Altair Brassiani também fez comentários sobre a situação das filas de espera para exames e cirurgias, destacando que o Governo de Santa Catarina deve mais de R$60 milhões aos hospitais do estado. Segundo o vereador, o município muitas vezes não tem condições de arcar com todos os atendimentos, já que casos prioritários ocorrem diariamente. Agradeceu à Secretaria de Obras, equipe do Calinho Mandel, pelos serviços realizados em diversas vias. Voltou a solicitar a faixa elevada em frente à Agropecuária Dias, na rua Dr. Blumenau. Salientou que o trabalho dos vereadores continua normalmente no período de recesso das sessões. 

 

Ana Paula Reiter lembrou que no dia 11 seria o aniversário de Antonieta de Barros, primeira deputada eleita catarinense e primeira mulher negra eleita no Brasil. Em relação à solicitação de iluminação pública feita no ano passado, para a rua 14 de Agosto, informou que o pedido ainda não foi atendido, mas que os investimentos e manutenção estarão sendo feitos em breve nas vias do município, incluindo a rua 14 de Agosto, que necessita de investimento maior.  Salientou que as escolas e unidades de educação infantil do município ainda não estão recebendo produtos de limpeza, assim como material pedagógico dos professores. Ana Paula ainda requereu a manutenção da rua Mariana e convidou a população para a Festa do Motorista, na Capela de São Cristóvão, dia 22, a partir das 9h. Disse que ficará à disposição da comunidade durante o recesso das sessões e na sua licença.

 

Valentim, em aparte, pediu atenção para a Escola do Encano do Norte, pichada recentemente. Também convidou a comunidade para a feijoada da Escola Anna Alves Dias, no sábado.  

 

Ana Paula Reiter, concluindo, lamentou a pichação feita na Escola Encano do Norte e sugeriu que a instituição seja municipalizada.  

 

Vereadora Aurora Antunes Coelho esclareceu que o recesso se refere apenas às sessões ordinárias, já que os vereadores continuam trabalhando pela comunidade. Convidou a população para participar, dia 24, às 11h, da inauguração do Sesi, que trabalha com várias áreas, como a educação de jovens e adultos. Também enalteceu a inauguração da Sala do Empreendedor, parabenizando os responsáveis por este serviço. Convidou a comunidade para a feijoada da Escola Anna Alves Dias e para a festa julina da Escola Úrsula Kroeger. 

 

Diego Pandini citou indicação solicitando a recolocação do pavimento na rua Kurt Ladwig. O vereador agradeceu aos jornais Indaialense, Café Impreso e Municípios do Vale pelas matérias divulgadas sobre o Dia do Rock. O vereador esclareceu que o evento é sem fins lucrativos e não tem investimento da Prefeitura. Encerrando, convidou toda a população para participar do evento Dia do Rock, que acontece neste sábado (14), a partir das 9h. 

 

Não havendo mais vereadores inscritos para a Palavra Livre, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 6 de agosto, às 18h30, no plenário do Poder Legislativo. 

 



Mais Imagens

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 76514
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais