Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 23/08/2018

Notícias

24/08/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 23/08/2018

 

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

 

DO EXECUTIVO

 

Projeto de Lei Ordinária nº 77/2018, altera a Lei nº 3.656/2007, constituindo nova representação no Conselho Municipal de Educação.

Projeto de Lei Ordinária nº 78/2018, autoriza o município de Indaial a doar cargas de macadame ao Jeep Clube de Indaial.

Projeto de Lei Ordinária nº 79/2018, institui o programa “obrigado servidor (a) público (a)” em homenagem aos servidores públicos municipais de Indaial que se aposentarem, e dá outras providências.

 

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

 

PROJETOS DE LEI

 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 63/2018, do vereador Osvaldo Mertzner, que declara de utilidade pública Municipal a Associação de Pilotos do Vale - APV. 

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 70/2018, do Executivo, que oficializa as medidas e dimensões da rua Liberdade, localizada no bairro Encano.

 

MOÇÃO

 

Dos Vereadores Antônio Carlos Fink, Alex Frotscher, Altair Brassiani, Aurora Antunes Coelho, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Augusto Ferri Molinari, José Carlos Peixer, José Klock, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano e Valentim Blasius: requerem envio de Moção de Apelo ao presidente do Senado Federal, ao presidente da Câmara dos Deputados, aos líderes dos partidos com representação no Congresso Nacional, ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional e à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, solicitando a imediata remoção da medida provisória nº 844/2018, que promove ataque direto ao saneamento básico e às empresas públicas de saneamento.

 

REQUERIMENTOS

 

Do Vereador José Carlos Peixer: solicita informações em relação à Lei Complementar 30/2000, que obriga a destinação de uma área verde de lazer ao munícipio, questionando qual o critério e o procedimento na escolha da área, quais loteamentos a possuem, como estão sendo utilizadas e se existe projeto para regularização dos loteamentos irregulares.

Do Vereador Valentim Blasius: requer informações quanto à existência de projeto para passar veneno contra proliferação do borrachudo nos ribeirões do Encano Baixo e do Warnow.

Dos Vereadores Valentim Blasius, Altair Brassiani, Fábio Fritz e Sedenir Caetano (Bagaio), Antônio Carlos Fink, Alex Frotscher, Aurora Antunes Coelho, Diego Pandini, Flávio Molinari, José Carlos Peixer, José Klock, Osvaldo Metzner: solicitam convocação dos representantes do Condri, Sindicato Rural de Indaial, Vigilância Sanitária, Departamento Jurídico da Câmara, Procurador do Município, Câmara de Vereadores, e Epagri, para participarem de reunião que visa a discutir e a elaborar lei municipal, que permita e dê amparo jurídico aos agricultores e criadores de animais, exercerem suas atividades dentro do perímetro urbano do município de Indaial.

 

INDICAÇÕES

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: inclusão do número 180 da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, no verso das faturas de energia elétrica; limpeza, patrolamento e manutenção da rede de iluminação pública da rua ID 52.

Do Vereador Diego Pandini: patrolamento da rua Werner Schlei; manutenção do sistema de iluminação pública da rua Chile.

Do Vereador Fábio Fritz: manutenção na pavimentação da rua São Paulo; providências para que as árvores não sejam acidentalmente cortadas durante a realização de roçada na cidade; implantação de tratamento de esgoto na propriedade sede da Associação Refúgio Animal; recolocação de placa de identificação na rua Arnold Alfarth; reparos na rua Suíça; irrigação regular na rua Anna Bauer; implantação de uma travessia elevada para pedestres na rua Dr. Blumenau.

Do Vereador José Carlos Peixer: limpeza, nivelamento e colocação de pó de brita nos passeios públicos da rua 11 de Junho; instalação de placa e pintura do meio-fio, proibindo estacionamento em todos os viradouros do município; reparos no calçamento das ruas 8 de Março e 5 de Maio; repintura das lombadas físicas instaladas na rua 8 de Março.

Do Vereador Osvaldo Metzner: disciplinar o trânsito na entrada da rua Curt Hering.

Do Vereador Sedenir Caetano: reavaliação do valor da taxa de coleta de lixo para os postos de combustível do município; instalação de placa de “PARE” no entroncamento da rua Turquesa com a rua Rosimeri Wolff; instalação de uma lombada ou faixa elevada para pedestres na rua Pedro Ebert. 

Do Vereador Valentim Blasius: limpeza e roçada, reparos no asfalto e instalação de uma faixa elevada para pedestres na rua Maringá; recolocação de paralelepípedos, na rua Uruguaiana, ao lado da UEI Aquarela; instalação de uma lombada na Rua 19 de Novembro.

 

Moção, requerimentos e indicações aprovados pelo plenário.

 

TRIBUNA LIVRE

 

1° Inscrito:

O professor de música, Sidnei Trentini Machado, a convite do vereador Osvaldo Metzner, fez uso da Tribuna para falar sobre a criação da Orquestra Catarinense de Viola. 

Machado iniciou seu pronunciamento citando o Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial, que aconteceu em novembro do ano passado e reuniu um público de mais de 400 pessoas. Realizado pelo Grupo Indaialense de Viola Caipira, com apoio de empresas da região, o Festival contou com apresentações culturais, palestras, workshops e praça de alimentação. 

A partir do sucesso deste evento e de outros encontros, foi lançada a ideia de reunir o Grupo Indaialense de Viola Caipira, o Quarteto de Cordas Caipiras de Blumenau e o Grupo Violeiros de Jaraguá, além de outros interessados, para ensaiar uma nova formação: a Orquestra Catarinense de Violas – OCV. 

A criação da Orquestra, segundo Machado, tem entre os objetivos a promoção da arte e da cultura locais, valorizando o instrumento viola caipira, e a estimulação do turismo por meio da criação do slogan Indaial Cidade Música/ Capital Catarinense da Viola Caipira.  

No entanto, para que o projeto seja iniciado, Machado destacou a necessidade de auxílio financeiro, cerca de R$2 mil mensais, durante o período de seis meses, para cobrir as despesas dos ensaios e de montagem de repertório.  Para tanto, o professor solicitou que os vereadores apoiem esta ideia, auxiliando o grupo a conseguir esta ajuda financeira inicial dos empresários locais. 

 

2° Inscrito: 

Jorge Luiz Bacan, representante do grupo guardiões do Itajaí-Açu, a convite do vereador suplente José Carlos Peixer, usou o espaço para abordar o trabalho de limpeza que o grupo realiza nas margens do rio Itajaí-Açu. 

O representante ressaltou que, além de trabalharem na limpeza do rio, o grupo também faz o treinamento adequado dos voluntários, já que o trabalho é realizado no curso do rio.

Bacan solicitou apoio dos vereadores para a criação de uma espécie de disk denúncia, para que a população possa ligar e denunciar casos de poluição nos rios. 

Por fim, lançou a proposta de uma grande competição esportiva, com todas as modalidades de caiaque no rio, a fim de arrecadar fundos para aquisição de equipamentos para a limpeza do Itajaí-Açu. 

 

Não havendo mais matérias na Ordem do Dia, o presidente da Mesa, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidanto todos para a próxima reunião, dia 27, às 18h30, no plenário do Poder Legislativo.  

 

Mais Notícias

Veja mais notícias no arquivo

« Voltar
Total de visitas no site: 76514
Câmara Municipal de Indaial

Rua Prefeito Frederico Hardt, 148 Centro
CEP: 89130-000 - Indaial - SC
E-mail: secretaria@camaraindaial.sc.gov.br
Fone: (47) 3380-6900

Horário de Atendimento
08h30min às 20h30min
Redes Sociais