Você está em: Home » Notícias » AGOSTO LARANJA É DESTAQUE NO PARLAMENTO JOVEM

28/08/2018

AGOSTO LARANJA É DESTAQUE NO PARLAMENTO JOVEM

A sessão ordinária do Parlamento Jovem desta terça-feira (28) contou com a participação da pedagoga da Apae de Indaial, Orentina Rita Barth de Andrade, que ministrou uma palestra sobre a prevenção de deficiências. A atividade é uma das ações do Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização e à prevenção das deficiências, sejam elas físicas, visuais, mentais, auditivas, ou múltiplas, de caráter transitório ou permanente.

Conforme a pedagoga, a Apae de Indaial desenvolve uma série atividades durante todo o ano, por meio do programa Prevenir, que é intensificada no Agosto Laranja, visando a informar a comunidade sobre a adoção de condutas simples, que podem prevenir algumas deficiências. Entre as atividades exercidas está a realização do curso de gestantes e a promoção de palestras nas escolas de educação regular, nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), nas Instituições de Ensino Superior, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e em outras entidades.

Neste ano, duas novas ações foram incluídas na campanha Agosto Laranja: “o projeto Canguru Prevenir, que tem como iniciativa integrar a atenção humanizada ao recém-nascido prematuro residentes em Indaial, com idade gestacional de até 28 semanas, e o concurso de Artes da Fundação Indaialense de Cultura”, acrescentou Orentina.

Discurso da presidente

Em alusão ao Agosto Laranja, a presidente da Mesa Diretora, Amábile Giovana Schmitt, discursou sobre a falta de preparo da sociedade para incluir pessoas com necessidades especiais.

Segundo ela, atividades simples do cotidiano, como andar em um ônibus, ir ao banco ou andar pelas ruas se torna muito difícil quando a ajuda de terceiros é necessária. “Os impedimentos na vida dos portadores de necessidades especiais devem ser eliminados, pois é um direito constitucional do deficiente ser incluído na sociedade”.

Por fim, a estudante destacou que o município de Indaial está fazendo a diferença com a Lei 5.327/2016, que institui o Agosto Laranja, “porém ainda há muito para se fazer”.