Você está em: Home » Notícias » FORMAÇÃO DA ORQUESTRA CATARINENSE DE VIOLAS É TEMA NA TRIBUNA LIVRE

24/08/2018

FORMAÇÃO DA ORQUESTRA CATARINENSE DE VIOLAS É TEMA NA TRIBUNA LIVRE

A Tribuna Livre da sessão desta quinta-feira (23) foi ocupada pelo professor de música, Sidney Trentini Machado, que apresentou a proposta da formação da Orquestra Catarinense de Violas – OCV.

A ideia, segundo Machado, surgiu com o sucesso do Festival Cultural de Viola Caipira de Indaial, organizado pelo Grupo Indaialense de Viola Caipira, com apoio de empresas da região. O Festival, que aconteceu em novembro do ano passado, reuniu um público de mais de 400 pessoas.

Neste ano, no Workshop de Viola Caipira realizado em Blumenau, a proposta da criação da Orquestra Catarinense de Viola ganhou forma. A ideia é reunir o Grupo Indaialense de Viola Caipira, o Quarteto de Cordas Caipiras de Blumenau e o Grupo Violeiros de Jaraguá, além de outros interessados, para ensaiar a nova formação. “É uma ampliação dos trabalhos que os grupos de viola destas três cidades vêm fazendo, trazendo um repertório de música caipira raiz e outros gêneros musicais, pleiteando apresentações em grandes eventos”, acrescentou Machado.

A criação da Orquestra tem entre os objetivos a promoção da arte e da cultura locais, valorizando o instrumento viola caipira; e a estimulação do turismo por meio da criação do slogan Indaial Cidade Música/ Capital Catarinense da Viola Caipira.

No entanto, para que o projeto seja iniciado, existe o custo de aproximadamente R$2 mil mensais, durante o período de seis meses. “São R$12 mil para cobrir as despesas, para que a gente possa ensaiar, montar o repertório e, a partir do ano que vem, vender shows”. Machado pediu que os vereadores abracem esta proposta e auxiliem o grupo a conseguir apoio de empresários para cobrir estas despesas iniciais.