Você está em: Home » Notícias » BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 27/09/2018

29/09/2018

BOLETIM RESUMO IMPRENSA - 27/09/2018

Iniciando a reunião, o presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, colocou em discussão do Plenário as datas para as sessões ordinárias de outubro e novembro, sendo definidos os seguintes dias: 1º, 8, 15, 18, 22 e 25 de outubro e 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de novembro.

MATÉRIAS QUE COMEÇARAM A TRAMITAR NA CÂMARA

DO LEGISLATIVO

Projeto de Lei Ordinária nº 90/2018, de autoria dos Vereadores Alex Frotscher, Altair Brassiani, Ana Paula Reiter, Antônio Carlos Fink, Aurora Antunes Coelho, Diego Pandini, Fábio Fritz, Flávio Molinari, José Klock, Osvaldo Metzner, Sedenir Caetano (Bagaio) e Valentim Blasius, que declara de utilidade pública municipal o CRAD C. T. Filhos de Deus.

MATÉRIAS EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 75/2018, do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2019.

Aprovado em 2ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 76/2018, do Executivo, que altera anexos I - de receitas e II - de programas, diagnósticos, diretrizes, objetivos, ações, unidades de medidas, meta e valor global da Lei 5.479/17, referente ao PPA - Plano Plurianual da vigência 2018 a 2021.

MOÇÕES

Do Vereador José Klock: moção de congratulações e aplausos ao senhor Cesário Zimmermann, sua esposa Maria de Lurdes, seus familiares e colaboradores, pelos 39 anos de instalação da Casa Zimmermann em Indaial, comemorados no dia 1º de outubro.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: questiona como está a situação da rua Belém, se houve alguma reunião com a equipe do mutirão e os moradores, e quais os encaminhamentos feitos. Pergunta ainda se a referida rua está devidamente regulamentada e atende a legislação vigente para fins de pavimentação ou quais são os impedimentos legais e outros motivos que impedem a pavimentação.

Do Vereador Diego Pandini: solicita a convocação do Secretário Municipal de Educação, Jairo Gebien, para comparecer em reunião ordinária nesta Casa, em dia e horário a ser agendado, para responder questões relativas às Unidades de Educação Infantil. Pergunta quantas vagas em período integral e parcial são disponibilizadas em cada Unidade e quantas crianças estão em fila de espera aguardando vagas para cada período. E também se em 2019 serão disponibilizadas vagas de período integral nas Unidades, quantas, quais os critérios para distribuição destas vagas, e quem fixa estes critérios.

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): indaga se é do conhecimento da Administração Municipal que a tubulação de esgoto da rua Ilhota está danificada e, em caso positivo, quais providências estão sendo adotadas para resolver o problema e quando ele deve ser resolvido.

Do Vereador Alex Frotscher: depósito de dez cargas de “bota-fora” no buraco existente na rua 16 de Julho; recolocação do calçamento na rua Lorenz; substituição de lâmpadas queimadas na rua Alvina Alfarth; desentupimento da tubulação instalada na rua Lorenz; manutenção na entrada da rua Reinhold Schroeder; substituição de diversas lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública do pátio próximo à empresa Cia Hering.

Do Vereador Altair Brassiani: implantação de uma boca de lobo, reparos no calçamento e conserto da tubulação de captação de águas pluviais da rua Ascurra, em frente aos n°s 40 e 246, no bairro Rio Morto.

Do Vereador Fábio Fritz: melhorias no escoamento da água pluvial na rua Arthur Zarling; construção de um novo abrigo de passageiros, enrocamento (proteção contra erosão) e corte de árvore próximo à rede de energia elétrica da rua Reinhold Schroeder, bairro Encano; solução para o problema na cabeceira da ponte da rua Estanislau Januário; solicita que a CASAN feche os buracos nas vias logo após a manutenção na rede; implantação de um setor de achados e perdidos, divulgando-o pelo site da Prefeitura juntamente com a Casa da Cidadania; instalação de placas identificando a distância e a divisa dos municípios vizinhos, nas proximidades do Clube Caça e Tiro Encano Central; reparos em toda a extensão da rua Santo Antônio; realização de sessão solene comemorativa ao centenário de fundação da empresa Wanke S.A., que acontece no mês de outubro.

Do Vereador Flávio Molinari: substituição de lâmpadas no sistema de iluminação pública das ruas Minas Gerais e 24 de novembro; manutenção na pavimentação da rua Lourival Schütz; manutenção na pavimentação da rua José Domingos de Oliveira; macadamização da rua de acesso e do estacionamento de um estabelecimento na rua Artur Zarling; patrolamento na rua Santa Cecília.

Do Vereador José Klock: inclusão no cronograma de pavimentação pelo sistema de mutirão e patrolamento da rua Rosimeri Wolff; substituição de lâmpada queimada no sistema de iluminação pública da rua Rudolf Fritz.

Do Vereador Osvaldo Metzner: substituição de um poste instalado na esquina da rua Marechal Floriano Peixoto com a rua Minas Gerais; instalação de luminárias completas nos postes da via que dá acesso à Escola Estadual Atella Jenichen; reparos na pavimentação da rua Ametista; vistoria e análise de infiltração na rua Reinhold Schroeder.

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): implantação de uma placa que identifique o peso permitido para o tráfego na rua Ponta Grossa; implantação de uma boca de lobo na rua Ascurra; conserto da tubulação da rede de esgoto na rua Ilhota.

Dos Vereadores Alex Frotscher e Fábio Fritz: instalação de dois tubos na rua Reinhold Schroeder.

Moções, requerimentos e indicações aprovados pelo Plenário.

Não havendo mais matérias em pauta, o presidente da Mesa, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 1º de outubro, às 18h30, no Plenário do Legislativo Municipal.