Sessão do dia 19/10/2017 - 19/10/2017 Imprimir   Salvar PDF

Reunião Ordinária do dia 19 de Outubro de 2017.
Quinta-Feira.


• Dr. Heinrich Luiz Pasold - Diretor Geral da AGÊNCIA INTERMUNICIPAL DE
REGULAÇÃO DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ - AGIR, atendendo convite do vereador Diego Pandini, para explanar sobre o procedimento envolvendo a CASAN de Indaial, no que se refere as taxas de esgoto.

 

CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS

INDAPREV, encaminhando balancetes do FASSPI e INDAPREV referente os meses de agosto e setembro/2017 em meio magnético, conforme preceitua o art. 81, inciso II, parágrafo único da LOM.

Fundação Indaialense de Cultura Prefeito "Victor Petters" e Departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura Municipal de Indaial, enviando convite a esta Casa, para participar da II Mostra Weihnachtsbäume. O evento consiste em montagem de árvores de natal, em parceria com U.E.I.s, Escolas, Igrejas, Clubes de Serviço e demais entidades. A decoração será realizada a Praça da Prefeitura e entorno.

Ministério da Educação - FAE, informando a liberação de recursos financeiros destinados a garantir a execução de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no valor de R$ 319.248,01.

Ministério da Sáude e Fundação Oswaldo Cruz, enviando impresso RADIS de Comunicação de Saúde nºs 179180 / agosto e setembro 2017, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Executivo Municipal, enviando convite para o 1º Seminário do Programa Prefeito Amigo da Criança, dia 25 de outubro de 2017, às 13:30h no Plenário da Câmara.

Bombeiros voluntários de Indaial, convida para a solenidade de formatura do Curso de Bombeiros Voluntários da Terceira Idade, dia 21 de outubro de 2017, às 17h na Sede do CBVI.

BADESC, comunicando da liberação de recursos no valor de R$ 149.814,04, à Prefeitura Municipal de Indaial provenientes de financiamento firmado junto ao BADESC com recursos do Programa BADESC CIDADES.

OI Telefonia, enviando resposta a Indicação nº 1362/17, de autoria do vereador Fábio Fritz.

 

OFÍCIOS DO EXECUTIVO

Enviando resposta aos Requerimentos nºs 201/17219/17235/17 de autoria da vereadora Aurora Antunes Coelho; 204/17 dos vereadores Diego Pandini e Flávio Molinari; 222/17 dos vereadores Aurora Antunes Coelho e Fábio Fritz; 225/17 do vereador Diego Pandini; 227/17 do vereador Fábio Fritz e ao Requerimento Verbal (OF. 599/17) do vereador Diego Pandini.

Secretária de Assistência Social, encaminhando os balancetes relativos ao mês de setembro/17, pelo Fundo Municipal de Assistência Social e Fundo Municipal da Infância e Adolescência, em meio magnético, para apreciação e análise dessa Casa Legislativa.

Enviando convite a população Indaialense em geral para Audiência Pública, com o objetivo de apresentar e deliberar sobre a LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2018, dia 26 de outubro de 2017, às 15hs no Plenário da Câmara.

 

MATÉRIA DO EXECUTIVO

Projeto de Lei Ordinária nº 110/2017:
Autoriza o Executivo Municipal a firmar termo de cessão de uso - Associação Beneficente Hospital Beatriz Ramos.

Projeto de Lei Ordinária nº 116/2017:
Autoriza anulação e suplementação no orçamento anual da Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters.

Projeto de Lei Ordinária nº 117/2017:
Autoriza anulação e suplementação no orçamento anual do Município de Indaial.

Projeto de Lei Complementar nº 22/2017:
ALTERA DISPOSITIVO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2005, QUE "DISPÕE SOBRE O REGIME DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE INDAIAL E CRIA O INSTITUTO DE APOSENTADORIA E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE INDAIAL - INDAPREV", E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

MATÉRIA DA ORDEM DO DIA

Em 2ª discussão e votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica nº 4/2017:
Altera a Lei Orgânica do Município de Indaial.

Em 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº 114/2017:
AUTORIZA PERMUTA DE IMÓVEL ENTRE MUNICÍPIO DE INDAIAL E OS SENHORES SANDRA MARISTELA METZNER KUEHL E HOMERO KUEHL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. TERCEIRA PONTE

 

REQUERIMENTOS

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho:

Nº 245/2017 - A vereadora abaixo firmada requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhado ofício ao Senhor Prefeito e à Secretária da Saúde solicitando as seguintes informações sobre o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Indaial:

1. Quantas pessoas estão sendo atendidas atualmente no Caps Indaial?

2. Qual a média de atendimentos dos últimos dois anos? Qual a média mensal de atendimentos?

3. Quantas pessoas foram encaminhadas para tratamento e ou internação em outros centros este ano? Se houve encaminhamento, com que recurso foi feito o pagamento? Há convênio com alguma instituição? Se afirmativo, quais?

4. Qual a maior incidência no tipo de transtorno atendido?

5. Quantas pessoas concluíram o atendimento no Caps nos últimos 2 anos? Há acompanhamento destes pela equipe?

6. Há desistência no tratamento pelos usuários? Se afirmativo, quais as razões? Como são feitos os atendimentos?

7. Quantos e quais profissionais e outros servidores atendem atualmente no Caps? Estes são suficientes para o atendimento da demanda?

8. Como são feitos os encaminhamentos para o atendimento junto ao CAPS?

9. Quais modalidades são atendidas no Caps Indaial, conforme a Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, republicada em 21 de maio de 2013?

10. Há projeto e ou encaminhamento junto ao Fundo Nacional de Saúde para a construção do Caps Indaial?

11. Qual o montante de recursos previstos para 2017, considerando o repasse federal e recursos municipais para os atendimentos deste serviço?

Justificativa: Considerando a importância deste atendimento para a comunidade, pois os profissionais do Caps prestam atendimento a pessoas com sofrimentos psíquicos, diminuindo e evitando internações psiquiátricas. O presente requerimento tem o intuito de buscar informações sobre os atendimentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial de Indaial, bem como, cumprindo nossa função de fiscalizar e defender o bom atendimento da comunidade, pedimos apoio na aprovação deste requerimento.

 

Do Vereador Diego Pandini:

Nº 242/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhado oficio ao Senhor Diretor da CASAN de Indaial, solicitando as seguintes informações:

a) O total de arrecadação com o faturamento de fornecimento de água tratada no município de Indaial, no primeiro semestre de 2017;

b) O total de arrecadação com o faturamento das taxas de esgoto, no município de Indaial, no primeiro semestre de 2017.

Solicitamos que, na medida do possível, as informações venham discriminadas por mês de arrecadação.

 

Do Vereador Fábio Fritz:

Nº 246/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o plenário, seja encaminhado ofício ao Senhor Prefeito solicitando informações acerca da Rua PM José Ricardo Hersing:

1. Houve reunião com a equipe do Setor de Mutirão e os moradores da citada rua? Em caso afirmativo, quais os encaminhamentos que foram feitos?

2. Há adesão suficiente para a pavimentação? Em caso negativo, o setor competente está realizando tratativas para nova reunião e quando esta deve ocorrer?

 

Do Vereador Sedenir Caetano:

Nº 243/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o plenário, encaminhamento do presente Requerimento à Secretaria de Obras, solicitando informações sobre as tubulações na Travessa Simão, Bairro das Nações:

1. Como está a situação das tubulações desta referida Rua?

2. Há previsão de desobstrução das mesmas?

3. Algum fiscal já esteve no local para identificar o problema?

4. Por que a indicação de n° 169/17 ainda não foi atendida, sendo que o problema é gravíssimo?

Justificativa: conforme indicação n° 169/17, apresentada por este vereador na sessão do dia 06/02/17, e, segundo o relato dos comerciantes, há várias bocas de lobo totalmente obstruídas, causando transtornos aos comércios desta rua sempre que chove.

Nº 244/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de ofício ao Responsável pelo Programa de Pavimentação pelo Regime de Mutirão, e ao Senhor Prefeito, solicitando informações referente à garantia fornecida pela empresa que executou a obra de pavimentação na Rua Anselmo Vanelli, no Bairro Ribeirão das Pedras:

1. A obra na Rua citada encontra-se com seu prazo de garantia vigente?

2. Essa Rua necessita de reparos. A empresa será notificada para o conserto? Caso já tenha sido, solicitamos cópia da notificação.

3. Caso o prazo de garantia tenha expirado, solicitamos cópia da programação para os consertos / manutenção desta rua.

Justificativa: Conforme vistoria in loco, essa rua está necessitando urgentemente de reparos. Para que os problemas não se agravem e acabem onerando os cofres públicos, solicitamos que a empresa responsável por essa obra seja notificada e efetue os reparos, caso o prazo de garantia não tenha expirado.

 

INDICAÇÕES

Do Vereador Alex Frotscher:

Nº 1632/2017 - Manutenção (fechar buraco) na pavimentação da Rua Dr. Blumenau, em frente à entrada da Rua Otto Gramkow, no bairro Encano Baixo.

Nº 1633/2017 - Reparos na pavimentação (paiver) da Rua Hartwig Reguse, em frente ao nº 190, no bairro Encano Baixo.

Nº 1634/2017 - Manutenção da Rua Tifa Pausch, em frente ao n°1300, esclarecendo que no local houve queda de barreira.

 

Da Vereadora Ana Paula Reiter:

Nº 1595/2017 - A vereadora abaixo firmada requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria Municipal de Obras, solicitando nivelamento da boca de lobo instalada na rua Paranaguá, próximo do número 100, no bairro Encano do Norte.
Justificativa: a referida boca de lobo está, aproximadamente, 20 cm abaixo no nível da rua. A pedido dos moradores.

 

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho:

Nº 1604/2017 - A vereadora abaixo firmada requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação à Secretaria de Obras, solicitando implantação de bocas de lobo na Rua Safira. Justificativa: segundo informações de moradores, há somente uma boca de lobo na localidade, sendo insuficiente para o escoamento das águas pluviais, o que gera alagamentos.

 

Do Vereador Célio César Packer:

Nº 1635/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação ao Departamento de Trânsito do Município sugerindo que seja adotada a padronização de todas as travessias elevadas de pedestres no município.
Justificativa: Com a padronização, os condutores de veículos ficarão mais atentos, além disso, os pedestres terão mais segurança ao cruzarem as vias.

Nº 1636/2017 - Instalação de placas sinalizando / indicando a localização do Colégio Prefeito Germano Brandes Jr. Sugere ainda que as placas sejam instaladas na Av. Maria Simão, Rua das Nações e rua Chile, além da Rua Argentina, endereço do Colégio.

Nº 1637/2017 - Alterar a largura da travessia de pedestres instalada na Rua Argentina, em frente ao Colégio Prefeito Germano Brandes Júnior. A travessia é estreita o que coloca em risco a segurança de todos, principalmente dos estudantes.

 

Do Vereador Diego Pandini:

Nº 1605/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação ao Diretor do Demuttin, solicitando repintura da faixa de pedestres instalada na Rua Dr. Blumenau, defronte ao ponto de ônibus próximo à entrada da rua Tifa Pausch, bem como estudos que visem a instalação de faixa elevada para pedestres no local.

Nº 1612/2017 - Manutenção (patrolamento) na Rua Artur Manoel Januário Antunes, no bairro Benedito.

Nº 1614/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria de Obras e à Defesa Civil do Município, sugerindo estudos que objetivem a realização de obras de contenção de erosão na Rua Estanislau Januário, no bairro Warnow.
Justificativa: No local houve desmoronamento e a erosão está atingindo o leito da via, trazendo risco aos usuários.

Nº 1615/2017 - Manutenção do abrigo de passageiros instalado na Rua Melvin Jones, próximo ao número 1414. O abrigo, que é em concreto, está desnivelando, podendo cair e machucar alguém.

 

Do Vereador Fábio Fritz:

Nº 1596/2017 - Melhorias na rede de iluminação pública das principais entradas de acesso ao município pela rodovia BR-470, nos bairros Carijós, Mulde, Encano do Norte, João Paulo II, Nações, entre outros.
Justificativa: os acessos estão com a iluminação pública em situação precária, o que causa insegurança aos diversos pedestres, ciclistas e motoristas que usam a rodovia para ir ao trabalho durante a madrugada.


Nº 1597/2017 - Roçada, macadamização e alargamento em toda a extensão da rua Estanislau Januário, no bairro Warnow.

Nº 1598/2017 - Substituição da placa de identificação instalada na entrada rua Princesa Isabel, no Warnow, visto que a atualmente instalada no local está ilegível.

Nº 1611/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria de Obras e à Defesa Civil do Município, sugerindo estudos que objetivem a realização de obras de contenção de erosão em dois locais da rua Barão do Rio Branco, no bairro Warnow.
Justificativa: a erosão está desbarrancando parte da via e, com o elevado movimento de veículos, torna-se perigoso transitar no local.

Nº 1624/2017 - Estudos objetivando a instalação de redutores de velocidade na Rua Mal. Deodoro da Fonseca, próximo à Cidasc, justificando que neste trecho não há calçadas e que há um intenso fluxo de veículos. Além disso, com a abertura da terceira ponte, o tráfego deverá aumentar.

Nº 1625/2017 - Estudos objetivando a pintura do meio fio em cor amarela na saída da Rua Mato Grosso do Sul com Mal. Floriano Peixoto, impedindo o uso da lateral da rua para estacionamento de caminhões e outros veículos, pois da forma que a via pública vem sendo utilizada (como estacionamento), coloca em risco os estudantes, pedestres e motoristas que diariamente utilizam a via (pra quem sai da Rua Mato Grosso do Sul), em razão da curva dar pouca visibilidade aos motoristas e do excesso de velocidade, alguns acidentes já ocorreram no local.

Nº 1626/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação ao Senhor Prefeito sugerindo parceria entre Poder Público e Corpo de Bombeiros Voluntários objetivando identificar e sinalizar os pontos de risco para banhistas no município de Indaial. No verão, alguns rios e ribeirões de nosso município são frequentados por muitas pessoas de Indaial e cidades vizinhas, que os utilizam para banhar-se, porém, todos os anos são registrados casos de afogamento e ou acidentes. A sinalização orientará aquelas pessoas que frequentemente são avistadas em locais impróprios para banhistas, como refluxos, corredeiras e poços de grande profundidade. Vale ressaltar que nestes locais, mais afastados do centro da cidade, o sinal de telefonia é deficiente, o que torna o pedido de socorro às vítimas mais demorado. **com cópia para Defesa Civil.

Nº 1627/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente sugerindo a instalação / colocação de lixeiras ao longo dos locais utilizados para banho nos rios e ribeirões de nosso município.

Nº 1628/2017 - O vereador abaixo firmado requer após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria de Planejamento solicitando, com urgência, vistoria no segundo trecho da pavimentação da Av. Arnoldo Ebert, no bairro Warnow, visando solucionar os problemas de alagamento no imóvel de n° 611. Após a conclusão da pavimentação este imóvel, onde instalado um salão de beleza, vem sofrendo com alagamentos.

Nº 1629/2017 - Estudos objetivando a retirada da placa de trânsito indicando proibição de estacionar na Rua São Patrício, Bairro João Paulo II, ao lado do n°10. O imóvel está localizado na esquina e no local não há faixa amarela impedindo o estacionamento. Segundo o morador, este não pode estacionar ao lado da sua casa devido a placa, tendo que deixar o carro no outro lado da rua ao lado da casa do vizinho.

Nº 1630/2017 - Vistoriar a tubulação que foi instalada ao lado do ribeirão, na Rua Santa Luzia (próximo ao Mercado Packer) n° 1333, no bairro Estradinha, objetivando averiguar se os tubos foram instalados no local correto. **com cópia para a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.

Nº 1631/2017 - Conserto de uma boca de lobo na Av. Arnoldo Ebert, próximo ao n° 575, no bairro Warnow.


Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari:

Nº 1599/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria de Obras solicitando, dentro da viabilidade, que seja realizada manutenção (fechar buracos) na pavimentação asfáltica das seguintes vias:
· Rua Marechal Floriano Peixoto, no entroncamento com a rua Kurt Ladevig, bairro Estrada das Areias;
· Rua Denver, defronte ao número 100, bairro Tapajós.

Nº 1606/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria de Obras, solicitando, dentro da viabilidade, estudos e vistorias acerca da tubulação existente nos seguintes logradouros:
a) Rua Dr. Blumenau, defronte ao número 4.375, no bairro Encano Baixo,
b) Rua Ouro Preto, defronte ao número 303, no bairro Benedito.
Justificativa: Em razão da possível ineficiência do sistema de tubulação do local, com o excesso de chuva, as residências situadas nas localidades acima estão sendo invadidas pela água.

Nº 1607/2017 - Patrolamento e macadamização da rua Sete Lagoas, no bairro Benedito;

Nº 1609/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhado cópia da presente Indicação à Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente, solicitando, dentro da viabilidade, manutenção da pavimentação asfáltica (fechar buraco) da rua Dr. Blumenau, no entroncamento com a rua Otto Grankow.

 

Do Vereador Osvaldo Metzner:

Nº 1617/2017 - Patrolamento e macadamização da rua Arthur Bachmann, bairro Encano Baixo. A pedido dos moradores da rua que afirmam que após o período de chuvas a rua ficou danificada por buracos.

Nº 1619/2017 - Estudos objetivando tornar mais segura a trafegabilidade na Av. Maria Simão, Travessa Silva e Rua Paraguai. Ocorre que, quando da abertura do sinal verde nas duas sinaleiras juntas (Travessa Silva e Rua Paraguai), os veículos que transitam pela Av. Maria Simão, em direção à Av. Brasil, se encontram, correndo o risco de colidirem.

Nº 1621/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação ao Setor de Mutirão solicitando a inclusão da Rua Esmeralda no cronograma de ruas para realização de reunião, para posterior pavimentação pelo sistema de mutirão.

Nº 1623/2017 - Transformar a lombada física instalada na Rua Minas Gerais, próximo a Escola Tancredo de Almeida Neves, em uma faixa elevada para pedestres. Justifica o pedido em razão da maior segurança na travessia de pedestres no local, visto que atualmente as lombadas são de padrões pequenos, popularmente conhecidas como quebra-molas.

 

Do Vereador Paulo Sérgio Metzner:

Nº 1610/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação ao Departamento de Trânsito (DEMUTTIN), solicitando instalação de 1 (uma) placa de trânsito que sinalize a velocidade máxima permitida, na rua Arthur Hoeschl, defronte ao nº 300, no bairro Warnow. A pedido dos moradores.

Nº 1638/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação ao Senhor Prefeito e à Secretaria de Planejamento, solicitando ciclovias nos seguintes locais:
1. Acessos à ponte Arthur Hoeschel (terceira ponte);
2. Rua Presidente Nereu;
3. Rua Comendador Henrique Wanke;
4. Rua Prefeito Frederico Hardt.

Nº 1639/2017 - O vereador abaixo firmado requer, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação ao Senhor Prefeito, à Defesa Civil e à Celesc solicitando poda de duas árvores que estão bem próximas a fiação elétrica, na Rua Uberaba, próximo ao n° 1916 (na curva), no bairro Mulde.

 

Do Vereador Sedenir Caetano:

Nº 1601/2017 - Conserto de pavimentação na Rua Porto Alegre, defronte ao n° 523, no Bairro Tapajós. Justificativa: sendo que o buraco que há no local impossibilita a passagem de dois veículos em sentidos opostos, levando em consideração o fluxo intenso de veículos nesta rua.

Nº 1602/2017 - Conserto de pavimentação na Rua Tubarão, defronte ao n° 89, Bairro Rio Morto.

Nº 1603/2017 - Conserto (com urgência) no leito da Rua São Judas Tadeu, Bairro João Paulo II. Justificativa: no local há um buraco que, pelas proporções (quase uma cratera) coloca em risco a segurança de todos que por ali transitam.

 

Dos Vereadores Alex Frotscher, Ana Paula Reiter e Diego Pandini:

Nº 1616/2017 - Os vereadores abaixo firmados requerem, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente Indicação à Celesc, solicitando poda das arvores que já encostam na fiação, na Tifa Pausch, próximo ao número 1300, provocando inclusive reiterados desligamentos de energia.

 

Dos Vereadores Diego Pandini e José Klock:

Nº 1613/2017 - Os vereadores abaixo firmados requerem, após ouvido o Plenário, seja encaminhada cópia da presente indicação à Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente solicitando a instalação de uma lixeira pública nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil. No local existe grande fluxo de pessoas e não há disponibilidade de uma lixeira pública, assim o lixo acaba sendo jogado na calçada ou na via.

 

Dos Vereadores Fábio Fritz e Osvaldo Metzner:

Nº 1620/2017 - Instalação de três (3) luminárias completas (braços e lâmpadas), na rede de iluminação pública da rua Esmeralda, bairro Ribeirão das Pedras.

 

Dos Vereadores Flávio Augusto Ferri Molinari, Diego Pandini e José Klock:

Nº 1608/2017 - Os vereadores abaixo firmados requerem, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria de Obras e à CASAN, solicitando, dentro da viabilidade, reparos e devida finalização dos trabalhos iniciados na rua das Nações, defronte ao número 295 (próximo ao cruzamento com a Rua Bolívia), bairro das Nações.



Dos Vereadores José Klock e Paulo Sérgio Metzner:
Nº 1600/2017 - Os vereadores abaixo firmados requerem, após ouvido o Plenário, encaminhamento de cópia da presente Indicação à Secretaria Municipal de Obras, solicitando vistoria e reparos em toda a extensão da pavimentação (paralelepípedo) das ruas Ascurra e Rodeio, ambas no bairro Rio Morto.

 

Dos Vereadores Osvaldo Metzner e Alex Frotscher:
Nº 1618/2017 - Estudos objetivando instalação de uma faixa elevada para pedestres na rua Dr. Blumenau, próximo ao número 3260. A pedido dos moradores que reclamam do alto fluxo de veículos que transitam em velocidade alta por esse trecho.

 

Dos Vereadores Osvaldo Metzner e Fábio Fritz:
Nº 1622/2017 - Melhorias (instalação de mais 4 luminárias) na quadra de esportes da Praça do Jeep Clube, justificando que a iluminação é precária e à noite várias pessoas se utilizam daquele espaço para a prática de esportes.

 

TRIBUNA LIVRE

• Senhor Paulo Alfredo da Veiga

• Assunto: Escritores - dificuldades para publicar e lançar livros.

 

Para visualizar o documento orginal, basta clicar no texto sublinhado em azul.

O arquivo será aberto em formato pdf, sendo necessária a instalação do Acrobat Reader, cujo
download pode ser feito por meio de link http://get.adobe.com/br/reader/ 

Dúvidas: comunicacao@camaraindaial.sc.gov.br (Sidnei)